COTIDIANO
Polícia Federal realiza nova fase de operação contra lavagem de dinheiro em Cajazeiras
Organização criminosa lavava dinheiro do contrabando de cigarros. Dezenas de bens foram apreendidos e, até o momento, quatro empresas foram suspensas.
Publicado em 10/07/2025 às 14:25

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (10), a segunda etapa de uma operação contra a lavagem de dinheiro praticada por uma organização criminosa envolvida com o contrabando de cigarros. As ações ocorreram na cidade de Cajazeiras, localizada no Sertão da Paraíba, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
As apurações indicam que o grupo utilizava um esquema para ocultar a verdadeira propriedade de dezenas de imóveis, tanto urbanos quanto rurais, em Cajazeiras. Como parte do esquema, uma imobiliária fictícia teria sido constituída.
Nesta nova fase, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Também foram sequestrados 20 imóveis, além de veículos e valores depositados em contas bancárias dos investigados. Três empresas suspeitas de serem usadas para lavar dinheiro tiveram suas atividades suspensas.
A primeira etapa da operação ocorreu em setembro de 2024, também em Cajazeiras, quando foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Na ocasião, foram sequestrados 27 imóveis, veículos e quantias em contas bancárias. Uma empresa suspeita de participar do esquema também teve suas atividades paralisadas.
A operação foi batizada de “Dirty Property”, que em português significa “Propriedade Suja”, em referência ao foco principal da investigação que era a ocultação de patrimônio por meio da lavagem de dinheiro.
Comentários