VIDA URBANA
AL vai conceder medalha Epitácio Pessoa a Eduardo Varandas
Procurador do Trabalho receberá no próximo dia 3 de setembro, às 16h30, na Assembleia Legislativa do Estado, a Medalha e Diploma Epitácio Pessoa.
Publicado em 24/08/2009 às 16:06
Da Redação
Com informações da Assessoria da PRT
O procurador do Trabalho Eduardo Varandas receberá no próximo dia 3 de setembro, às 16h30, na Assembleia Legislativa do Estado, a Medalha e Diploma Epitácio Pessoa. A propositura foi do deputado Zenóbio Toscano (PSDB) e aprovada por unanimidade em plenário.
Trata-se da mais alta comenda conferida pela AL. Segundo Zenóbio, o procurador Eduardo Varandas vem realizando um trabalho corajoso e pioneiro em várias frentes, especialmente no que diz respeito ao combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“A Paraíba, inclusive, serviu de modelo para outras Regionais do Procuradoria Geral do Trabalho, no que se refere ao enfrentamento da prostituição infantil”, destacou o parlamentar em sua justificativa.
O trabalho de Varandas alcançou reconhecimento internacional. Ao ingressar no Ministério Publico do Trabalho, em 1998, depois de ser juiz do trabalho em Maceió, participou ativamente junto com a Polícia Federal do combate ao trabalho escravo nos estados do Maranhão e do Pará.
Isto rendeu o reconhecimento da imprensa internacional, a exemplo dos jornais New York Times e El Dia e levou o governo brasileiro à adoção de medidas mais efetivas. Da ação pioneira do procurador, resultou a Carta de Belém, redigida por ele, que trouxe o conceito de trabalho escravo ainda hoje usado pelo Brasil.
Comentários