VIDA URBANA
Aplicativo Airbnb deve ser regularizado em João Pessoa
Plataforma possibilita economia de até 30% no valor das diárias, em média, se comparadas com as aplicadas pelos hotéis.
Publicado em 07/12/2016 às 21:25
O crescimento de reservas de hospedagem em João Pessoa por meio do aplicativo Airbnb deve ser regulamentado na capital paraibana. O vereador eleito Thiago Lucena (PMN) afirmou que já está reunindo informações para criar um projeto de lei visando à regulamentação da plataforma na capital paraibana.
O motivo, segundo ele, seria o setor hoteleiro, que reclama das perdas causadas pelo aplicativo. “O Airbnb é uma ferramenta que traz um impacto positivo ao turismo”, apontou ele, mas desde que seja regulamentado para que haja um tratamento igualitário e que também seja positivo para a rede hoteleira.
O aplicativo é considerado o Uber dos hotéis. Ele permite as pessoas terem acesso a um mercado comunitário para obter reservas de acomodações, seja pelo computador, celular ou tablet, possibilita uma economia de até 30% no valor das diárias, em média, se comparadas com os preços praticados pelo setor hoteleiro.
Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa, Graco Parente, é necessária a regulamentação do aplicativo para que haja "uma concorrência leal".
De acordo com Graco Parente, não regulamentar o aplicativo seria omitir um problema que poderá acarretar em fechamento de unidades hoteleiras e, conseqüente, uma série de demissões. O executivo afirmou que essa discussão já está sendo mantida em Brasília e que a regulamentação do Airbnb estaria sendo incluída nas propostas da reformulação da Lei Geral do Turismo.
Comentários