icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cirurgiões pediatras interrompem serviços em dois hospitais em JP

Hospital Arlinda Marques e Trauma ficam sem 14 profissionais por vencimento de contratos. Diretor do Trauma diz que cooperativa se negou a assinar renovação de última hora.

Publicado em 09/01/2010 às 15:07

Karoline Zilah
Com informações da assessoria da Coopecir-PB

A partir de domingo (10), os Hospital Infantil Estadual Arlinda Marques e o Hospital de Emergência e Trauma, ambos em João Pessoa, não contarão mais com os serviços de 14 cirurgiões especializados em pediatria. Eles alertam que pode haver caos nos atendimentos de urgência e emergência.

A Cooperativa dos Cirurgiões da Paraíba (Coopecir-PB) anunciou que os profissionais decidiram suspender o atendimento em função da não renovação dos contratos por parte da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que estariam vencidos desde o dia 5 de janeiro.

Outro motivo de insatisfação é a redução progressiva do número de leitos destinados aos pacientes cirúrgicos desta especialidade. De acordo com o presidente da Coopecir-PB, Marcus Maia, desde outubro do ano passado a cooperativa estaria enviando ofícios aos gestores da SES para renovar os contratos dentro do prazo adequado, mas até o momento estas e outras solicitações da cooperativa não teriam sido atendidas.

“Estamos buscando incessantemente contato com a SES para resolver este impasse. E desde o início da semana, através da mídia, toda a população está informada sobre o que está acontecendo. Não se pode exigir que os médicos trabalhem sem nenhuma garantia contratual, com um número de leitos reduzidos e sem os equipamentos necessários”, disse Marcus Maia.

Os diretores da cooperativa declararam que estiveram na Secretaria de Saúde na última semana tentando viabilizar a renovação dos contratos e a negociação das condições de trabalho, mas disseram que não obtiveram sucesso quanto à regularização da prestação de serviços de seus cooperados.

“Já enviamos toda a documentação necessária para a renovação do contrato como fazemos há sete anos, mas infelizmente, ele ainda não foi assinado pelo secretário até o momento. Estávamos trabalhando até hoje unicamente em respeito à população”, ressaltou Marcus Maia. Ele disse ainda que os médicos estão abertos a negociações.

No hospital Arlinda Marques, referência no atendimento pediátrico da Paraíba, há 14 médicos da Coopecir-PB. Já no Hospital de Trauma de João Pessoa, o maior do Estado, são em torno de 100 médicos cooperados prestadores de serviços em cinco especialidades cirúrgicas diferentes e, entre elas, estes cirurgiões.

"Cooperativa se negou, de última hora, a assinar a renovação", diz Saúde

Em comunicado enviado esta semana à imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o represetante legal da Coopecir, Marcus Maia, teria se negado a assinar a renovação de contrato, de última hora. De acordo com o médico José Carlos de Freitas Evangelista, diretor geral do Hospital de Trauma, os profissionais não aderiram ao movimento iniciado pelo presidente da cooperativa e terão sua remuneração garantida.

“Mesmo depois de várias conversas e de serem discutidas e acordadas as necessidades da categoria, o presidente desistiu de assinar o contrato, simplesmente mudou de idéia. Tal atitude, ao meu ver, tem o objetivo apenas de tumultuar o processo e a relação com a categoria que é bastante pacifica. Desconheço qualquer outro motivo para esse posicionamento, a não ser o sensacionalismo”, comentou o diretor geral do Trauma.

Para a secretaria, Marcus Maia estaria tentando alavancar um aumento salarial, o que não seria possível. Já os contratos com as demais categorias (Ortopedia, Pediatria, Terapia Intensiva e Anestesiologia) foram renovados.

Atualizada às 15h28.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp