VIDA URBANA
Cirurgiões pediátricos voltam ao trabalho no Arlina Marques
Acordo acaba com paralisação que teve início em 3 de dezembro de 2010. Neste período, mais de 70 cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas no Hospital Arlinda Marques.
Publicado em 11/02/2011 às 18:10
Maurício Melo
"Os plantões no hospital Arlinda Marques voltam esta noite e as cirurgias pediátricas voltam a acontecer na próxima semana", a afirmação é de Marcus Maia, presidente da Cooperativa dos Cirurgiões da Paraíba, que informou ainda que um acordo foi firmado entre a categoria e a Secretaria de Saúde do Estado na tarde desta sexta-feira (11). Os médicos estavam sem operar desde o ano passado, quando teria expirado seus contratos de trabalho.
Desde o início do ano que o governo do Estado e os cirurgiões pediátricos vem tentando fechar um acordo. No entanto, como a Saúde encontrou termos que considerou abusivos e irregulares no último contrato feito com a categoria, resolveu refazer a contratação com condições diferentes e os médicos não aceitaram. Por conta do impasse, várias crianças ficaram internadas, algumas delas na UTI do Arlinda Marques, esperando para serem operadas.
Mas no fim, segundo Maia, a Secretaria de Saúde voltou atrás e ofereceu o novo contrato seguindo os mesmos termos dos feitos nos últimos anos. "Era isso que nós queríamos. Um novo contrato, com as mesmas condições, sem mudanças bruscas, mantendo o que já vinha sendo feito ao longo do tempo", explicou. O contrato assinado nesta sexta vale por seis meses, pois é um contrato emergencial.
Contudo, vale a pena observar que mesmo sendo contrato emergencial e temporário, vem sendo renovado ano após ano pelos secretários de Saúde. E enquanto o Estado não conseguir ter seu quadro próprio de cirurgiões, a cada semestre tanto a administração quanto os pais de crianças que contam com este serviço vão passar o susto da renegociação. A paralisação das atividades teve início no dia 3 de dezembro. Mais de 70 cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas no Hospital Arlinda Marques.
Comentários