VIDA URBANA
Começam preparativos para a 248ª Romaria da Penha
350 mil fiéis são esperados para 248ª Romaria da Penha que acontece no próximo fim de semana na capital.
Publicado em 22/11/2011 às 6:30
A programação da 248ª Romaria da Penha começam amanhã, com um tríduo que será realizado no Santuário da Penha, em João Pessoa. De acordo com o padre Luciano Freitas, responsável pelo Santuário, durante as três noites haverá missas e quermesse para a comunidade. Os organizadores da festa também farão uma campanha para evitar o consumo e a comercialização de bebidas alcoólicas durante a procissão.
A programação religiosa que antecede a Romaria começa às 19h, desta quarta- feira, com o hasteamento da bandeira na 'Santinha da Penha', na avenida Dom Pedro II. Em seguida, às 19h30, será a abertura do tríduo no Santuário. Na quinta e sexta-feira, seguem as celebrações do tríduo. Da noite do sábado para domingo, será realizada mais uma edição da Romaria da Penha, com o tema 'Mãe do céu ajuda-nos a preservar a Terra'.
Em 2010, segundo a Arquidiocese da Paraíba, o evento reuniu um público de 300 mil pessoas. Este ano, os organizadores esperam que 350 mil fieis participem da procissão.
Antes da romaria, às 16h, haverá um momento de oração no Santuário da Penha. Em seguida, às 17h, começa a carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha até a igreja de Lourdes, no Centro da capital, de onde, às 22h, terá início a Romaria da Penha. A bênção de envio dos romeiros será dada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Logo após, começa a procissão, que deve chegar ao Santuário por volta das 4h do domingo. O evento será encerrado com uma missa campal, presidida pelo arcebispo.
A Prefeitura de João Pessoa, tem feito o trabalho de poda das árvores e limpeza dos 14 quilômetros que servem de itinerário para a romaria. Durante o último domingo, os agentes da Emlur fizeram a pintura do meio fio das avenidas, trabalho de roço e capinagem.
Campanha
Para evitar incidentes e casos de violência durante a romaria, este ano, os organizadores farão uma campanha de conscientização para evitar o consumo e venda de bebida alcoólica entre os participantes e comerciantes que participarem do evento. “É realmente um apelo o que estamos fazendo. Diante daquela multidão, são poucos os que bebem. Mas, aqueles que excedem na quantidade de álcool podem causar problemas aos participantes, e não queremos que nenhum incidente atrapalhe esse momento de fé”, explica o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto. A campanha receberá o apoio da Polícia Militar, que fará a fiscalização.
Comentários