VIDA URBANA
Covid-19: Após testarem positivo, idosos de abrigo em CG são transferidos para hospital
Uma idosa da instituição morreu com a doença e outra morte suspeita segue em investigação.
Publicado em 25/05/2020 às 15:30 | Atualizado em 25/05/2020 às 16:58
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, pelo menos seis idosos que moram no Instituto São Vicente de Paulo, e que testaram positivo para Covid-19, foram transferidos para o Hospital Municipal Pedro I, referência para tratamento da doença na cidade, no domingo (25). Na sexta-feira (23), uma idosa morreu após apresentar sintomas da doença, e teve confirmação para Covid-19.
Ao todo, 11 pessoas do Instituto São Vicente de Paulo estão com o novo coronavírus. Entre os infectados, seis são idosos que moram no abrigo e cinco são profissionais que trabalham no local.
Além da idosa que testou positivo e em seguida veio a óbito na sexta (23), outra senhora de 77 anos de idade que também apresentou sintomas de Covid-19 faleceu com suspeitas da doença, após ser encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. No entanto, o resultado do exame que confirma ou não a infecção ainda não foi divulgado.
Segundo a diretora do Instituto, Irmã Bernadete Rodrigues, uma série de cuidados sanitários foram tomados para evitar possíveis contaminações pelo novo coronavírus no local, desde o início da pandemia. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e equipes da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no local no sábado (24) para desinfectar e debater sobre novas ações.
O Instituto São Vicente de Paulo abriga 73 idosos. Inicialmente, os que testaram positivo para Covid-19 foram isolados no próprio local, mas no domingo (25) foram transferidos para o Hospital Pedro I, referência para o tratamento de Covid-19 na cidade. Ainda conforme o Instituto, mais uma idosa foi transferida para a mesma unidade hospitalar.
Além das infecções pelo novo coronavírus em idosos do abrigo em Campina Grande, na capital João Pessoa pelo menos dois locais como este registraram casos e mortes por Covid-19 em idosos. Na Vila Vicentina, um idoso morreu com suspeitas de Covid-19, e na Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (Aspan), que também fica em João Pessoa, registrou cinco mortes de idosos em decorrência do novo coronavírus em abril.
Comentários