VIDA URBANA
Dedicação e empenho
Jovem investe em programa de reedeucação alimentar e exercícios e consegue reduzir até 55 quilos.
Publicado em 09/12/2012 às 19:00
Uma nova vida a partir de um corpo mais saudável. Este é o objetivo de várias pessoas que sonham em conseguir perder peso. Deixar hábitos pouco saudáveis e sair da obesidade exige alguns sacrifícios, mas é possível chegar lá através de exercícios e uma nova dieta. Alguns recorrem às academias, outros buscam personal trainers e sempre acompanhados de uma reeducação alimentar. O importante é escolher um caminho saudável e conseguir vencer pela força de vontade.
A jornalista Marcella Alencar, de 22 anos, é um exemplo de superação. Ela chegou a pesar 130kg, mas atualmente a balança indica 75kg. A redução de 55 kg em apenas oito meses, veio através de uma mudança de postura ao pôr em prática os conhecimentos que ela já sabia. “Desde criança estive acima do peso e já consultava nutricionistas e endocrinologistas. Eu sabia o que tinha de fazer, mas só a partir de quando decidi me dedicar de verdade consegui atingir meu objetivo”, diz.
Ela revela que trabalhar o lado psicológico é muito importante na hora de emagrecer. “Eu acredito que 50% do processo é psicológico, ao se convencer de que você é capaz. O resto é dieta e exercício”, afirma. Marcella começou adotando uma reeducação alimentar e dois meses depois passou a fazer caminhadas e corrida. “Quando iniciei as caminhadas foi um pouco sofrido, principalmente nas corridas. No início só conseguia correr 100m, pois as pernas já doíam”, disse.
Depois das atividades individuais, a jornalista procurou frequentar uma academia de ginástica. “Escolhi uma academia para continuar a perda de peso com a aeróbica. Malho três dias na semana em uma academia comum e nos outros dias, me exercito em uma academia popular, numa praça perto da minha casa. Também faço musculação para aumentar e manter a rigidez muscular”. Desde que recomeçou a dieta alimentar que ela havia feito com um nutricionista, Marcella também pesquisava dicas de emagrecimento em sites confiáveis. “Sempre buscava essas dicas, como tomar chá verde de forma regular. Também descobri que pimenta ajuda na perda de peso e passei a usar na alimentação”, explicou.
O próximo passo para atingir o corpo desejado serão duas cirurgias plásticas. “Pretendo fazer uma mastoplexia, nos seios, e uma abdominoplastia, no abdômen, para conter a flacidez da pele”, revela. Ela afirmou que em nenhum momento recorreu a medicamentos para emagrecer.
Marcella não esconde a satisfação com a balança e todos os benefícios que a perda de peso trouxe. Ela afirma que no tempo de obesidade tinha uma certa indisposição. “Só o fato de você se alimentar de forma saudável já se sente melhor e mais disposta para a vida e hoje tenho maior controle sobre a taxa de colesterol”, diz. Outro problema encontrado era a dificuldade de achar roupas: “As lojas geralmente não têm muitas opções para as pessoas acima do peso”, disse.
O ganho psicológico também foi significativo, pois as pessoas acima do peso costumam sofrer preconceito cotidianamente. “Desde criança ouvia apelidos na escola. Já quando adulta, o preconceito é mais velado, pois está nos olhares que dirigem a você”, lembra. A jornalista afirma que nunca se espelhou em alguma celebridade ou artista para a redução de peso e manda uma mensagem para quem persegue o mesmo objetivo: “A inspiração tem que vir de si próprio”. (Especial para o JP)
Comentários