icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Enem: pagamento até amanhã

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem acaba nesta quarta-feira (20).

Publicado em 19/06/2012 às 6:00


Os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 35,00. O prazo não será prorrogado e o candidato que não fizer o pagamento será eliminado do processo. No Brasil, até o fechamento desta edição, mais de 6,4 milhões pessoas se inscreveram na prova, que ocorrerá em novembro e vai facilitar o ingresso em universidades públicas. Destas, 153.751 estão na Paraíba, o que fez o Estado ser o sexto do Nordeste com o maior número de inscritos.

Alunos de escola pública que estejam concluindo o ensino médio e se declararam integrantes de família de baixa renda estão liberados do pagamento, desde que tenham pedido a isenção no momento da inscrição. Em João Pessoa, os alunos intensificam os estudos para obter êxito no exame.

As provas serão aplicadas a partir das 13h, nos dias 3 e 4 de novembro deste ano. Segundo o Ministério da Educação, no primeiro dia, os participantes responderão a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Para isso, eles terão quatro horas e meia.

No dia seguinte, será vez dos conteúdos de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.

Os alunos terão 30 minutos a mais e poderão fazer os testes em até cinco horas. O gabarito oficial será divulgado no dia 7 de novembro, dois dias após a realização do Enem. Já o resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

As normas que regem o Enem deste ano foram publicadas no Diário Oficial da União, no dia 24 de maio de 2012. Pelas regras, terão direito a tratamento diferenciado os alunos que apresentarem algum tipo de necessidade especial, como as gestantes, os idosos, e os portadores de deficiências físicas e intelectuais.

A mulher que precisar amamentar um bebê durante o horário de prova deverá, obrigatoriamente, levar um acompanhante adulto para ficar com a criança em sala reservada. No entanto, essas condições especiais de tratamento já precisam ser solicitadas no ato da inscrição na prova.

Os estudantes poderão usar as notas obtidas no Enem para ingressar em instituições públicas de ensino superior ou receber bolsas de estudo parcial ou integral em faculdades particulares. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Enem ainda não é a única forma de ingresso. Ainda não foi revelado o número de vagas que serão oferecidas no próximo ano, mas já houve consenso que 40% dessa oferta serão preenchidas a partir de notas obtidas pelo Enem e outras 60% serão destinadas aos aprovados do Processo Seletivo Seriado (PSS). Os dois processos ocorrerão em novembro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp