icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Fundação lança projeto de educação ambiental sobre Mata Atlântica

Nova fase do projeto passa por João Pessoa entre os dias 13 a 26 de agosto.

Publicado em 13/05/2012 às 8:00

Para levar atividades de educação e conscientização ambiental para diversas cidades litorâneas, a Fundação SOS Mata Atlântica lança na próxima sexta-feira a nova fase do projeto ‘A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante’. Ao todo, a exposição percorrerá 14 cidades do litoral brasileiro, passando por João Pessoa entre os dias 13 e 26 de agosto. O objetivo do projeto é mostrar ao público a importância da zona costeira e dos ecossistemas marinhos e, para isso, conta com o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.

Nesta nova fase, o tamanho da exposição aumentou, passando de um para dois caminhões adaptados, que viajarão juntos. Um deles será palco para a realização de atividades de educação ambiental, enquanto o outro, transformado numa sala de aula itinerante, concentrará atividades como treinamentos e cinema.

Entre os dois caminhões, haverá também uma tenda, de 150 m2, com uma exposição. Ela trará um panorama geral sobre as zonas costeira e marinha, as ameaças que essas áreas sofrem, informações sobre as Unidades de Conservação marinhas e como é a atuação da SOS Mata Atlântica no litoral.

A cenografia do projeto também mudou. Agora, os caminhões terão um cenário interativo, com mesa multi-touch, iPads e outros equipamentos audiovisuais para exibição de vídeos e desenhos com temática socioambiental. Além disto, um dos caminhões contará com um espaço com cadeiras, projetor e sistema de sonorização, para se aproximar do ambiente de uma sala de aula.

Nesta jornada, serão revisitados municípios litorâneos que receberam o projeto nos ciclos anteriores, além de novos locais.

As cidades são: São Paulo (SP), de 18 a 20 de maio; Rio de Janeiro (RJ), de 1 a 24 de junho (durante a Rio+20); Fortaleza (CE), de 2 a 15 de julho; Natal (RN), de 23 de julho a 5 de agosto; João Pessoa (PB), de 13 a 26 de agosto; Recife (PE), de 3 a 23 de setembro; Maceió (AL), de 1 a 14 de outubro; Aracaju (SE), de 22 de outubro a 4 de novembro; Porto Seguro (BA), de 12 a 25 de novembro; Salvador (BA), de 1º a 20 de dezembro; Búzios (RJ), de 7 a 27 de janeiro; Vitória (ES), de 4 a 17 de fevereiro; Florianópolis (SC), de 25 de fevereiro a 10 de março e Ubatuba (SP), de 18 a 31 de março.

Itinerante
O lançamento da nova fase da exposição itinerante acontecerá no Viva a Mata 2012, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica, que a Fundação SOS Mata Atlântica promoverá, de 18 a 20 de maio, das 9h às 18h, na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). O objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar a sociedade e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, com exposição de projetos e iniciativas, palestras, debates, apresentações teatrais e musicais, oficinas de origami e plantio de mudas, jogos e diversas outras atividades.

A nova fase do projeto 'A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante', com a temática zona costeira e ecossistemas marinhos, inaugura o quarto ciclo anual da exposição. Somados os três ciclos anteriores, o projeto, que tem o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para todos os lugares onde ocorre o Bioma, já visitou mais de 90 cidades brasileiras que se localizam dentro dos limites da Mata Atlântica, com a participação de mais de 400 mil pessoas nas diversas atividades realizadas.

Até agora, o caminhão já percorreu mais de 30 mil quilômetros no território Nacional, cujas emissões vêm sendo compensadas pela equipe de restauração florestal do programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica. Sempre que possível, o projeto é abastecido com biodiesel e as rotas de cada ciclo são pensadas para emitir a menor quantidade de poluentes.

Interessados em saber mais sobre as visitas do projeto e informações sobre as cidades visitadas, devem acessar www.sosma.org.br/blog.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp