VIDA URBANA
Governo firma acordo e Senai vai capacitar detentos da Paraíba
Acordo firmado entre Governo e Fiep tem como meta inicial capacitar 5% dos presidiários através de cursos profissionalizantes. Medida faz parte do programa de ressocialização.
Publicado em 25/05/2011 às 16:43
Da Redação
Com Assessoria
Na tarde da última segunda-feira (23), o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Harrison Targino, visitou a sede da Federação das Industrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), em Campina Grande, e fechou uma parceria para capacitar cerca de 5% dos detentos da Paraíba. A meta foi definida pela diretora geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Cricélia Pinheiro.
Essa meta inicial deve compreender aproximadamente 400 detentos que poderão fazer cursos oferecidos pela instituição. O presidente do Fiep-PB, Buega Gadelha afirmou a que a instituição tem interesse de participar do processo de ressocialização do sistema penitenciário paraibano, que detém cerca de 8 mil presidiários. “O gestor tem que interagir com a sociedade, participando das soluções sociais. Temos sim interesse de participar de políticas públicas, usaremos nossas 60 unidades móveis para disponibilizar cursos de capacitação e qualificação para os detentos como: pedreiro, eletrônica, mecânica, entre outros”, garantiu.
“O processo de ressocialização passa pela criação de uma política pública competente e com a ajuda de convênios e parcerias, a Fiep-PB é um parceiro de extrema importância, pois além de preencher o tempo do detento com uma qualificação o prepara para o mercado de trabalho”, disse o secretário Harrison Targino.
Também estiveram presente na reunião a professora Nazaré Zenaide e a professora Ivanilda Gentle, da Gerência de Ressocialização, Luis Carlos, Assessor Jurídico da SEAP e Helenoria de Albuquerque, da Secretária de Desenvolvimento Humano.
Comentários