icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Idosos chegam cedo para vacinação em JP

Campanha de imunização contra a gripe começou ontem. 'Dia D' será no próximo sábado.

Publicado em 05/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:36

Os aposentados José Gomes, 73 anos, e a esposa Edízia Viana, 72 anos, foram dos primeiros a participar da Campanha de Vacinação contra a Gripe, no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre), em João Pessoa. Segundo o setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 168 mil pessoenses serão imunizados em todas as unidades de saúde da capital. A meta é atingir 80% da população de cada grupo do público-alvo. A campanha iniciada na manhã de ontem, em todo o Estado, segue até o próximo dia 22.

Estão sendo vacinadas pessoas a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O casal de aposentados não quis adiar a imunização e buscou o antigo lactário para anotar mais uma vacina contra a gripe no cartão de vacinação. “Começamos a tomar essa vacina ainda aos 60 anos. Desde então, costumamos vir no início da campanha para nos prevenir logo e ficar com o cartão quite”, disse Edízia Viana. “Acordamos cedo e nos preparamos para vir. Para que deixar para depois, se podemos fazer agora?”, completou o marido José Gomes.

Já o aposentado Flávio Luiz Nascimento, 74 anos, foi resolver assuntos pessoais próximo ao Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, e aproveitou para se vacinar. “Já que eu estava próximo, lembrei e vim logo me vacinar. O importante é estar com a saúde em dia”, declarou.

A chefe do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas, disse que as ações como esta têm contribuído na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, como doença cardiovascular, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças renais, diabetes, pneumonias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), dentre outras.

“Nossa meta é atingir 80% da população de cada grupo alvo desta campanha, o que representa 168.032 pessoas. Até o momento (manhã de ontem), a procura está sendo ótima aqui no Centro de Imunização. É normal os idosos serem os primeiros a procurarem a vacina no início da campanha, mas também estamos atendendo os demais integrantes do público-alvo. Ressaltamos que todas as unidades de saúde se transformam em postos de vacinação, por isso a população deve procurar a unidade mais próxima de casa para não sobrecarregar um único serviço”, afirmou.

VÍRUS
A gripe pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. “Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, a A cause 75% das infecções, mas em algumas temporadas ocorre predomínio da B. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, complementou Chiara Dantas.

A chefe de Imunização lembrou que no próximo sábado será o dia 'D' de mobilização em João Pessoa, onde todos os postos estarão abertos das 8h às 17h. “Neste dia teremos em torno de 130 postos de vacinação entre fixos e móveis e cerca de 1.200 profissionais mobilizados em todas as Unidades de Saúde da Família (USF)”, informou.

POSTOS MÓVEIS EM JP
Os postos móveis do Dia ‘D’ estarão espalhados por toda a cidade e funcionarão no Atacadão (BR-230), Carrefour (Bancários e BR-230), Centro do Idoso do Altiplano, Extra Hipermercado (Avenida Epitácio Pessoa), Hiper Bompreço (BR-230), Mag Shopping, Pão de Açúcar (Avenida Epitácio Pessoa), Shopping Manaíra, Shopping Mangabeira, Shop- ping Sul, Shopping Tambiá e Supermercado Bompreço (Avenida João Machado).

CG: META É IMUNIZAR 87 MIL PESSOAS
Em Campina Grande, a campanha de vacinação contra a gripe também teve início ontem. A meta do município, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é imunizar 87 mil pessoas até o dia 22 de maio, quando termina a campanha na cidade. O dia D acontecerá no próximo sábado, dia 9.

Se prevenir o mais rápido possível da doença foi o que fez dona Josita Neves, de 67 anos, ir ontem pela manhã à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Alto Branco, em Campina Grande. Ela foi uma das primeiras atendidas na unidade. “Eu me vacino todo ano, sei que é importante para prevenir a gripe.

Quando a gente envelhece, tudo é mais perigoso, uma gripe simples mesmo pode se tornar uma coisa mais grave”, contou. Já é o quinto ano seguido em que dona Josita recebe a dosagem.

Quem faz parte do público-alvo da campanha deve comparecer a uma das 92 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) da cidade, ou nos centros de saúde localizados no Centro, além dos bairros da Liberdade, Catolé e Jardim Paulistano portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O horário de vacinação nas UBSFs é de 8h às 11h, e das 13h às 17h, tanto nos bairros, como nos demais centros de saúde. Já o Posto Francisco Pinto, no Centro, funciona até as 19h e pode ser utilizado também pelos trabalhadores do comércio da cidade que se encaixam no perfil dos usuários alvos da campanha. (Andréia Xavier)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp