VIDA URBANA
Metabolismos têm tipos diferentes; saiba como lidar
Metabolismo lento dificulta emagrecimento. Nutricionista explica alternativas.
Publicado em 01/01/2012 às 8:00
Os excessos na alimentação ou na bebida são comuns nas festas de final de ano, e se não forem controlados e compensados nos dias subsequentes, podem causar moderado e até elevado ganho de peso e de gordura corporal. Nessa época as pessoas deixam de se exercitar ou diminuem a frequência de atividade física, facilitando o surgimento das indesejáveis gorduras.
A nutricionista Marina Bertato destacou que cada pessoa apresenta um tipo de metabolismo.
“Se for mais lento, principalmente aquelas com dificuldade de emagrecer e com idade mais avançada e se o nível de exagero alimentar e de bebida alcoólica foi intenso, pode ocorrer recuperação do peso que foi perdido com tanto esforço ao longo do ano no preparo para o verão”, afirmou.
Segundo a especialista, nesse caso, o indivíduo pode solicitar ajuda de um profissional capacitado para orientar as melhores alternativas alimentares para promover tanto a desintoxicação da comida quanto da bebida em relação à perda de peso. “Além do ganho indesejável de peso, o consumo exagerado principalmente de carnes vermelhas, petiscos (patês, queijos), panetone, sobremesas cremosas e tortas pode causar ou agravar uma dislipidemia já presente, como aumento de colesterol e triglicérides no sangue”, ressaltou.
O uso abusivo de bebidas alcoólicas, além de levar ao ganho de peso, as consequências para a saúde podem ser ainda mais graves, conforme destacou Marina Bertato. Isso pode levar a uma descompensação da glicemia em pessoas com diabetes, crises hipertensivas em hipertensos, lesões hepáticas e acúmulo de gordura no fígado, problemas digestivos, como gastrite e azia, irritabilidade e insônia.
Outras informações podem ser obtidas no site de Marina Bertato (www.marinabertato.com.br)
Comentários