VIDA URBANA
Ministro do STJ recebe título de doutor "honoris causa" da UFPB
Homenagem faz parte das atividades de reinauguração do prédio histórico da Faculdade de Direito.
Publicado em 10/08/2016 às 19:50
O paraibano Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça recebe nesta quinta-feira (11) o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A homenagem faz parte das atividades de reinauguração do prédio histórico da Faculdade de Direito. A cerimônia será as 19 horas no auditório do faculdade. A data escolhida para reinauguração e entrega do título é simbólica devido a comemoração do "Dia do Jurista".
De acordo com a professora Maria Luiza Alencar Feitosa, diretora do CCJ, o título de honoris causa para Herman Benjamin, é um honra não só por ser paraibano e ser ministro do STJ e do TSE. “É um grande acadêmico, defensor da causa social e ambienta, defensor de direitos sociais”, afirma. O ministro Herman Benjamin nasceu em Catolé do Rocha, no alto sertão paraibano, ao doze anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar. Formou-se em direito em 1980, pela Universidade Federal do Rio de janeiro. Desde 2006 exerce o cargo de ministro do Supremo Tribunal de Justiça.
O prédio histórico, localizado na praça João Pessoa, foi erguido em 1586 e pertenceu ao conjunto arquitetônico Jesuíta, onde funcionava o colégio, ao lado do convento (hoje palácio do Governo) e da Igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi demolida para dar lugar ao mausoléu de João Pessoa e de sua esposa. Desde 1953 o prédio abriga a Faculdade de Direito, hoje vinculada a Universidade Federal da Paraíba.
A sua história do prédio histórico e da faculdade de direito se confundem com a história paraibana. Em suas cátedras passaram grandes nomes do judiciário e da política paraibana, como o ex-governador Tarcisio de Miranda Burity, o Senador José Maranhão, entre outros. Como faculdade de direito, o prédio teve sua primeira reforma em 1989, graças ao grandes esforços depreendidos pela professora, e então diretora, Onélia Rocha Setúbal Queiroga.
Em 2009 o curso de direito foi transferido para o prédio novo do Centro de Ciências Jurídicas, no campus da UFPB. E local passou a abrigar o recém-criado curso de direito de Santa Rita, já que sua sede na cidade vizinha ainda estava em construção. Com a revitalização o prédio histórico passará a sediar o Núcleo de Prática Juridica do CCJ, e alguns projetos de pesquisa, como o Centro de Referência de Direitos Humanos, o Centro de Humanização do Direito Civil Constitucional e o Labirint.
Comentários