icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ministro do STJ recebe título de doutor "honoris causa" da UFPB

Homenagem faz parte das atividades de reinauguração do prédio histórico da Faculdade de Direito.

Publicado em 10/08/2016 às 19:50

O paraibano Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça recebe nesta quinta-feira (11) o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A homenagem faz parte das atividades de reinauguração do prédio histórico da Faculdade de Direito. A cerimônia será as 19 horas no auditório do faculdade. A data escolhida para reinauguração e entrega do título é simbólica devido a comemoração do "Dia do Jurista".

De acordo com a professora Maria Luiza Alencar Feitosa, diretora do CCJ, o título de honoris causa para Herman Benjamin, é um honra não só por ser paraibano e ser ministro do STJ e do TSE. “É um grande acadêmico, defensor da causa social e ambienta, defensor de direitos sociais”, afirma. O ministro Herman Benjamin nasceu em Catolé do Rocha, no alto sertão paraibano, ao doze anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar. Formou-se em direito em 1980, pela Universidade Federal do Rio de janeiro. Desde 2006 exerce o cargo de ministro do Supremo Tribunal de Justiça.

O prédio histórico, localizado na praça João Pessoa, foi erguido em 1586 e pertenceu ao conjunto arquitetônico Jesuíta, onde funcionava o colégio, ao lado do convento (hoje palácio do Governo) e da Igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi demolida para dar lugar ao mausoléu de João Pessoa e de sua esposa. Desde 1953 o prédio abriga a Faculdade de Direito, hoje vinculada a Universidade Federal da Paraíba.

A sua história do prédio histórico e da faculdade de direito se confundem com a história paraibana. Em suas cátedras passaram grandes nomes do judiciário e da política paraibana, como o ex-governador Tarcisio de Miranda Burity, o Senador José Maranhão, entre outros. Como faculdade de direito, o prédio teve sua primeira reforma em 1989, graças ao grandes esforços depreendidos pela professora, e então diretora, Onélia Rocha Setúbal Queiroga.

Em 2009 o curso de direito foi transferido para o prédio novo do Centro de Ciências Jurídicas, no campus da UFPB. E local passou a abrigar o recém-criado curso de direito de Santa Rita, já que sua sede na cidade vizinha ainda estava em construção. Com a revitalização o prédio histórico passará a sediar o Núcleo de Prática Juridica do CCJ, e alguns projetos de pesquisa, como o Centro de Referência de Direitos Humanos, o Centro de Humanização do Direito Civil Constitucional e o Labirint.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp