VIDA URBANA
Óleo vaza no Tambiá e shopping é interditado
Um vazamento de óleo diesel no Shopping Tambiá assustou funcionários e clientes nesta treça (29).
Publicado em 30/11/2011 às 6:30
Um vazamento de óleo diesel do gerador de energia do Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa, causou tumulto e preocupação entre clientes, lojistas e funcionários das Varas do Trabalho, que funcionam no local. O shopping foi interditado a partir das 14h30 e teve suas portas fechadas por determinação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). O shopping permaneceu fechado até o final do dia enquanto equipes de serviços gerais realizavam a limpeza e remoção do óleo. O local só será reaberto na manhã de hoje, após inspeção da Semam confirmar se o local está adequado.
Apesar de o Corpo de Bombeiros afirmar que não havia problemas de explosão ou situação mais grave, o forte odor do óleo provocou mal-estar em oito pessoas que estiveram no shopping pela manhã. Elas precisaram receber atendimento médico no Hospital Edson Ramalho, da capital.
O acidente teve início na madrugada de ontem. O shopping abriu as portas normalmente às 9h, mas o forte odor do óleo incomodou e preocupou os primeiros funcionários que chegaram ao centro comercial. Inicialmente, apenas o terceiro piso, onde funciona a praça da alimentação, foi interditado pelo shopping e as Varas do Trabalho foram fechadas, cessando as audiências durante a Semana de Conciliação. Cento e vinte crianças da Escola Estadual Sesquicentenário, que estavam no cinema acompanhadas dos professores, foram retiradas antes do término do filme, como medida de precaução.
Por volta das 10h, teve início o tumulto, com o esvaziamento das Varas do Trabalho, lojas e corredores, sob a especulação de estar havendo vazamento de gás e que poderia causar uma explosão. Após duas horas, os bombeiros estiveram no local e garantiram que a situação já estava controlada, sem risco algum para a população, apesar de algumas pessoas terem sido atendidas no Posto de Saúde do shopping, com dor de cabeça e náusea. Alguns funcionários de outros andares se recusaram a continuar trabalhando e usaram máscaras para conter o odor.
O assessor jurídico do Shopping Tambiá, Eduardo Braga, explicou que o terceiro andar foi interditado para que pudesse ser feita a limpeza do óleo, que ocorreu na madrugada. “Não sei dizer por que houve esse princípio de pânico, pois não havia nenhum motivo. A situação estava totalmente controlada, não houve ordem de evacuação e o shopping está funcionando normalmente. Interditamos apenas o terceiro andar”, disse Eduardo antes da determinação da Semam de fechar todas as entradas do shopping. (Luzia Santos)
Comentários