VIDA URBANA
Plano defende direitos da mulher
Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres é lançado para colaborar no enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Publicado em 27/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:25
As mulheres de João Pessoa contam a partir de agora com um instrumento a mais para a garantia dos seus direitos. O Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (PMPM), lançado ontem pela prefeitura da capital, traz propostas de ações para serem executadas e implementadas em diversas áreas.
De acordo com a secretária extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres do município, Socorro Borges, o plano também foi construído conforme as sugestões de grupos de mulheres da capital e resulta das demandas apresentadas na 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres. Ainda segundo a gestora, as ações contemplam as áreas de saúde, educação, emprego e renda, e enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Este último item foi um dos principais pontos abordados no evento e segundo a coordenadora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do município, Vera Rodrigues, o plano também permitirá o acompanhamento dos casos de violência na cidade e direcionamento das políticas públicas de auxílio às vítimas.
“Teremos a criação de um banco de dados de monitoramento dos casos. Antes da elaboração desse plano nós não tínhamos essa ferramenta e esse trabalho servirá para auxiliar a Secretaria de Políticas Públicas a elaborar as ações e direcionar para onde está concentrada a maior parte da violência”, disse a coordenadora.
Ainda na área de combate à violência e medidas protetivas, Vera Rodrigues explicou que o Centro de Referência Ednalva Bezerra terá as atividades de atendimento ampliadas a partir do ano que vem.
“Haverá núcleos do centro em alguns bairros da capital, principalmente onde for identificado o índice maior de violência. Esses bairros ainda não foram definidos, mas os núcleos vão funcionar ano que vem, o que vai ajudar nos atendimentos”, disse.
A inciativa do PMPM também foi elogiada pela coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência do Poder Judiciário, juíza Rita de Cássia Andrade. Segundo a magistrada, o plano será uma ação a mais no enfrentamento à violência e fortalecimento das políticas públicas.
“A iniciativa da prefeitura chega em um momento muito oportuno, um momento em que todos os poderes estão se mobilizando no sentido de criar mecanismos de enfrentamento à violência contra as mulheres”, destacou.
Comentários