VIDA URBANA
Prejuízo para a população
Fechamento de creche em Mangabeira prejudica população; local teria condições de atender 200 crianças.
Publicado em 22/08/2012 às 6:00
Além da quantidade insuficiente de vagas em berçários, Mangabeira sofre com o fechamento da creche do Caic. Apesar de uma escola estadual funcionar no prédio, o imóvel está com sinais de abandono. Se estivesse em funcionamento, a creche que existia ali teria condições de atender a cerca de 200 crianças.
Uma delas seria o filho da dona de casa Luciana Ferreira de Lima, 18 anos.
A jovem é mãe de um menino com 18 meses de vida e mora numa comunidade que fica por trás do Caic. “Seria muito bom se essa creche estivesse funcionando, porque pretendo trabalhar no próximo ano e não tenho com que deixar meu filho. Vou ter que colocá-lo numa creche e essa aqui é bem pertinho aqui de casa”, observa a moça.
A conselheira tutelar Edilma Costa criticou a demora em reabrir a creche.
Segundo a promotora da Educação, Fabiana Lobo, diversos procedimentos administrativos já foram instaurados no Ministério Público da Paraíba para apurar as denúncias. Alguns já se tornaram até em ações judiciais. Ele acrescenta que a falta de vagas em creches já motivou, pelo menos, seis ações judiciais contra o governo de João Pessoa.
Em virtude da gravidade da situação, o Judiciário já chegou a conceder liminares determinando que crianças, que não conseguiram vaga na rede pública, fossem matriculadas em instituições particulares, com as despesas pagas pelo governo.
No entanto, a promotora acredita que a situação só será amenizada com a municipalização das creches.
Comentários