VIDA URBANA
Projeto de inclusão social
Projeto visa promover a inclusão social e o acesso simultâneo das pessoas com deficiência e mobilidade reduzid.
Publicado em 18/11/2012 às 8:00
O projeto “Acesso cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura”, realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de João Pessoa e a ONG Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social (AC Social) para beneficiar pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, já iniciou a etapa de cadastramento de voluntários para participação do programa.
O projeto visa promover a inclusão social e o acesso simultâneo das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida às atividades de esporte, cultura e lazer. A parceria do Governo do Estado acontece através da Fundação Casa de José Américo (FCJA) e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).
Também são objetivos do projeto aprofundar as relações entre a instituição e a sociedade, capacitar e formar equipes de profissionais especializados no atendimento à pessoa com deficiência nas áreas de saúde, esporte e lazer adaptados; incentivar a participação e integração dos familiares de pessoas com deficiência; assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso a locais de eventos esportivos, recreativos, turísticos e culturais; e conscientizar sobre a necessidade de facilitar a vida da pessoa com deficiência.
O projeto prevê a criação de oficinas de surf adaptado, de arte e de vôlei sentado e recreativas, como peteca e spiribol, bem como serão promovidas palestras na Fundação Casa de José Américo. Para desenvolver o projeto, as três instituições assinaram um termo de cooperação em agosto de 2011.
Comentários