VIDA URBANA
Seca causa estado de emergência em 1/3 dos municípios da Paraíba
Número de cidades atingidas pela estiagem está em 71. Nesta quarta-feira (17) o Governo do Estado homologou mais oito municípios em situação de emergência.
Publicado em 17/11/2010 às 11:00
Da Redação
Nesta quarta-feira (17) o Governo do Estado da Paraíba homologou estado de emergência em mais oito municípios – localizados no Agreste, Sertão e Borborema. Desta forma, o número de cidades atingidas pela estiagem pula de 63 para 71, um terço dos municípios paraibanos.
De acordo com o Coronel Sinval Pinheiro, gerente executivo da Defesa Civil da Paraíba, a região mais comprometida é a do Sertão, mas outras regiões também foram bastante atingidas. "Por conta do inverno irregular e da estiagem prolongada os municípios do Cariri e Curimataú também foram atingidos", disse.
Na publicação desta quarto do Diário Oficial, as cidades em estado de emergência são: São João do Rio do Peixe, Belém do Brejo da Cruz, Princesa Isabel e Itaporanga (Sertão); Belém e Arara (Agreste); Santa Luzia e Várzea (Borborema).
Em outubro o Governo decretou situação de emergência em nove municípios, três deles constam novamente nesta homologação (Várzea, Belém e Itaporanga).
O Estado afirma que os municípios foram atingidos por desastre natural e que as chuvas do ano não foram suficientes para atender às necessidades da população. A situação é ainda mais critica no semi-árido. As plantações de milho e feijão foram as mais prejudicadas.
Os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), a partir de agora, estão autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados, de acordo com prévia articulação com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo Sinval Pinheiro, o abastecimento de água através de carros-pipa está sendo feito com a colaboração do Exército brasileiro.
Chuvas
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê chuva para os próximos dias no Alto Sertão. "Nesta época do ano tem aumento da nebulosidade, evido ao deslocamento da frente fria do Sul até chegar na Bahia, causando chuvas isoladas no Sertão", explicou Marle Bandeira, meteorologista.
Racionamento
No Brejo paraibano, dez municípios estão no regime de racionamento de pagua por conta da falta de chuva. A meteorologista explicou que o nível da chuva está entre 40% e 50% abaixo da média esperada para este ano por conta do fenômeno El Niño.
Comentários