icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Adeus com nova HQ

Coletivo WC lança sua segunda revista intitulada 'Sanitário - Grandes Monstros da Humanidade'; lançamento acontece no Espaço Mundo.

Publicado em 27/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:36

Uma cooperativa de quadrinhos pode ser definido o Coletivo WC, nome que vem tanto das iniciais de banheiro em inglês (‘water closet’) como da ‘webcomics’, as HQs produzidas para a internet.

O grupo está lançando sua segunda revista intitulada Sanitário - Grandes Monstros da Humanidade (independente, 88 páginas, R$15,00). O evento acontecerá neste sábado, a partir das 20h, no Espaço Mundo, Centro Histórico de João Pessoa.

Tem mais papel no Sanitário. Com o dobro de páginas em relação ao primeiro, a edição contará com 12 histórias por 13 autores, sendo três convidados: Rafael Campos Rocha, criador de Deus, Essa Gostosa, e a dupla Paulo Crumbim e Cristina Eiko, que fazem a quatro mãos a série ‘indie’ com toque biográficos A2.

Os demais são membros do coletivo, que oferecem suas visões e traços variados das monstruosidades: João Neiva Peregrino, Jorge Elô, Lauro Perazzo, Will Simões, Samuel Gois, Rodrigo Leão, Thaïs Gualberto, Val Fonseca, Thiago Leal e Igor Tadeu (que cuida da diagramação e assina a capa novamente, seguindo um estilo vintage).

“A votação do tema da nova edição aconteceu na página do grupo no Facebook”, afirma Thaïs Gualberto, uma das fundadoras do grupo e criadora da tirinha Olga, a sexóloga tarodóloga.

FIM DO GRUPO

De acordo com Gualberto, o lançamento da Sanitário 2 implica na despedida das atividades do Coletivo WC depois de 3 anos.

“A intenção na criação do grupo era justamente criar uma força nos quadrinhos independentes do Estado”, analisa a quadrinista.

“Nós conquistamos bastante coisa, principalmente depois do lançamento da primeira Sanitário (em julho do ano passado)”.

Contudo, segundo Thaïs Gualberto, a cooperativa de quadrinistas percebeu a necessidade de fechar o ciclo, já que não iriam ultrapassar o que já alcançaram. “O Coletivo WC serviu seu objetivo. Será iniciada agora uma nova história para cada um”.

Ao longo de sua existência, o grupo saiu da internet pela primeira vez em 2011, com a publicação de um zine com uma modesta tiragem de 100 exemplares, que foi distribuído gratuitamente no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ).

A revista Sanitário 1, que tinha o tema ‘O mundo ainda não acabou’, foi lançada em João Pessoa, Brasília, Manaus e São Paulo.

Gualberto já está de passagem e malas prontas para lançar a nova Sanitário na 8ª edição do FIQ, que acontecerá no mês de novembro. Antes do encerramento, a quadrinista ainda promete que o coletivo terá uma noite de autógrafos em Campina Grande, ainda sem data e local definidos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp