icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Bom humor na APL

Natural de Bananeiras, escritor advogado e político Severino Ramalho Leite toma posse nesta sexta-feira (6) na APL.

Publicado em 06/12/2013 às 6:00

O jornalista, escritor, advogado e político Severino Ramalho Leite toma assento hoje na cadeira nº 7 da Academia Paraibana de Letras (APL). A solenidade de posse será às 19h30, na sede da instituição, em João Pessoa.

O novo consorciado foi eleito em outubro para a vaga deixada pelo ex-governador Dorgival Terceiro Neto (1932-2013) e será apresentado pelo colega acadêmico Juarez Farias.

“Eu me sinto honrado por ter sido eleito para esta cadeira que, como eu irei lembrar em meu discurso de posse, é uma cadeira tradicionalmente ocupada por jornalistas”, declara Ramalho Leite, recordando os nomes de Arthur Achilles (1864-1916), patrono da cadeira, Coriolano de Medeiros (1875-1974), fundador e primeiro ocupante.

Natural de Bananeiras (no Brejo, a 141 quilômetros da capital), Ramalho Leite nasceu em 1943 e é autor de cinco livros: Dá Licença: Um Aparte (1996), Nos Espelhos do Palácio (1999), O Poder do Bom Humor (2007), O Vendedor de Calúnias (2011) e Em Prosa e no Verso: Mais Histórias do Folclore Político da Paraíba (2011). Tem também trabalhos publicados na área jurídica.

Já foi vereador do município de Borborema (também no Brejo, a 132 quilômetros de João Pessoa, entre os anos de 1965 e 1969), secretário municipal de João Pessoa (de 1970 a 1973), deputado estadual por quatro vezes (entre os anos de 1975 e 1991) e deputado federal (de 1991 a 1993).

Em João Pessoa, foi também promotor de justiça (entre 1970 e 1971) e Procurador do Estado da Paraíba (em 1972). Como jornalista, destacou-se na Superintendência do jornal A União. A maior parte dos seus livros é resultado de uma seleção de artigos reproduzidos na imprensa paraibana.

IRREVERÊNCIA

Em sua escrita, Ramalho Leite concilia o bom humor com um olhar atento à movimentação política da Paraíba e do Brasil. As obras mais recentes, O Vendedor de Calúnias e Em Prosa e no Verso, colhem histórias dos bastidores deste meio.

Segundo o autor, seu próximo livro, A Botija do Camucá, já está pronto. "A minha ideia era lançá-lo concomitantemente à posse, mas preferi adiar o lançamento para 2014, depois do período carnavalesco, como primeira iniciativa dentro da Academia Paraibana de Letras", assinala Ramalho Leite.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp