CULTURA
Com o Brasil na moldura
Exposições, palestras e oficinas abrem nesta terça-feira (18) na Estação Cabo Branco, o projeto Setembro Fotográfico.
Publicado em 18/09/2012 às 6:00
“Está espalhada pela cidade, que vai respirar fotografia”, afirma Gustavo Moura, curador do 'Setembro Fotográfico', projeto que abrirá quatro exposições nesta terça-feira, às 19h, na Estação Cabo Branco, no Altiplano, em João Pessoa.
Para oxigenar a capital com os ‘cliques’, além da Estação, haverá ainda no enquadramento da programação palestras, oficinas e lançamento de livros no Casarão 34, Casa das Artes Visuais (CAV) e Ateliê Multicultural Elionai Gomes.
Conflitos Urbanos, de Severino Silva, Quem Somos Nós, de Celso Oliveira, Retrospectiva, de Clara Lenira, e Antônios e Cândidas têm Sonhos de Sorte, de Paula Sampaio, estarão expostas até o dia 30 no primeiro pavimento da Torre Mirante.
Para o curador, a mostra será uma oportunidade de conhecerem não só as várias visões de um país, como também paraibanos desconhecidos no seu próprio Estado como Severino Cabral, que faz um trabalho de fotojornalismo nos conflitos urbanos do Rio de Janeiro, e Clara Lenira, cujo trabalho passeia por mais de duas décadas do cenário artístico no Espaço Cultural José Lins do Rego
“O time que montamos são de vários expoentes da fotografia no Brasil”, garante Gustavo Moura. “(A mineira radicada em Belém do Pará) Paula Sampaio faz um trabalho há muitos anos sobre a história da Transamazônica e Celso Oliveira, um carioca que adotou o Ceará como terra natal”, exemplifica a pluralidade das perspectivas nas mostras.
A exposição O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga, que já estava na Estação cabo Branco, no segundo pavimento da Torre Mirante, também será incluída na programação do evento. A mostra em homenagem ao centenário de nascimento do 'Velho Lua' é assinada pelo curador Bené Fonteles.
PROGRAMAÇÃO
No próximo sábado será aberta a Foto na Praça, exposição do Varal de Fotografias, na Praça Alcides Carneiro, em Manaíra.
A partir do dia 24, até o final do mês, será apresentada no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Centro Histórico, a mostra do paraibano Hudson Azevedo (1923-2000) intitulada A Cidade.
Também no mesmo dia serão abertos ao público os trabalhos Retiniando-me, de João Beltrão, na CAV, em Manaíra, e a exposição coletiva Fotografia Paraibana, no Casarão 34, no Centro Histórico. As duas permanecerão além do mês de setembro, seguindo até o dia 24 de outubro.
As palestras acontecerão no período entre os dias 24 e 30 de setembro, no pátio do Casarão 34, sempre às 20h. Entre os ministrantes, Severino Silva (dia 24), Celso Oliveira (28), Joana Mazza (29) e Isabel Gouvêia (30).
O projeto está oferecendo cinco oficinas de fotografia, com inscrições até o dia 23 (ou até o preenchimento das 20 vagas disponibilizadas em cada atividade): ‘Leitura de Portfólio’, com Paula Sampaio (dias 24 e 25, no Casarão 34, das 8h30 às 12h); ‘Iniciação à Fotografia’, com Paulo Rossi (24 a 26, na CAV, das 8h30 às 11h30); ‘Do Conflito ao Afeto’, com Severino Silva (25 a 27, no Casarão 34, das 15h às 18h); ‘A Fotografia no Audiovisual’, com João Beltrão (27 a 29, no Casarão 34, das 9h às 12h); e ‘A História que Queremos Contar’, workshop com a paulista Cia. de Foto Pio Figueiroa (dia 28, na CAV, das 15h às 18h).
O pátio do Casarão 34 será o local dos lançamentos literários do Setembro Fotográfico. Serão apresentadas as obras Quem Somos Nós, de Celso Oliveira (dia 28); Imagens do Povo, dos fotógrafos populares de Maré (29); e Apresentação das Publicações de Oi Kabum, de Isabel Gouvêia (30).
Interessados em participar do evento devem procurar a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o Casarão 34 ou a CAV. As inscrições podem ser realizadas na página do projeto no Facebook
Comentários