icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

‘O Auto da Compadecida 2’: tudo o que sabemos sobre o novo filme 

Estreia, elenco, história e mais detalhes. Veja tudo o que se sabe sobre 'O Auto da Compadecida 2'

Publicado em 16/03/2023 às 14:15 | Atualizado em 15/12/2023 às 15:09


                                        
                                            ‘O Auto da Compadecida 2’: tudo o que sabemos sobre o novo filme 
O Auto da Compadecida, filme inspirado em Ariano Suassuna | Foto: Reprodução

O anúncio da continuação de ‘O Auto da Compadecida’ surpreendeu muita gente. Um dos filmes mais populares do cinema brasileiro vai ganhar continuação 25 anos depois (levando em conta o lançamento no formato de minissérie que aconteceu em 1999).  Ainda existem muitas dúvidas em torno desse novo longa, e, por isso, o Jornal da Paraíba lista abaixo tudo o que sabemos sobre o ‘Auto da Compadecida 2’ até agora.

Estreia

'O Auto da Compadecida 2' foi confirmado para  dezembro de 2024, mas ainda sem data específica de estreia. As gravações começaram em agosto e foram finalizadas em outubro deste ano,  e existia uma expectativa de que possam passar pela Paraíba, pois o primeiro teve a grande maioria das cenas registradas em Cabaceiras, com algumas em João Pessoa também, o que não aconteceu.


				
					‘O Auto da Compadecida 2’: tudo o que sabemos sobre o novo filme 
Os protagonistas fizeram o anúncio do novo filme (Reprodução/Instagram Selton Mello). Reprodução/Instagram Selton Mello

Elenco 

Os protagonistas Matheus Nachtergaele Selton Mello, João Grilo e Chicó, estão confirmados no filme. Os dois, inclusive, foram responsáveis pelo anúncio que confirmou a realização do filme.

A participação da atriz Virgínia Cavendish, a Rosinha, também foi confirmada. No começo de fevereiro, ela fez o anúncio da continuação no Twitter, mas depois disse que era uma brincadeira e que a sequência era um sonho dela. Ficou perceptível agora que ela, na verdade, fez o anúncio antes do tempo.

Outro ator confirmado na sequência é Eduardo Sterblitch. Ele interpretará um vilão, mas não foram divulgados outros detalhes sobre o papel.

A atriz Taís Araújo foi confirmada como Nossa Senhora. Fernanda Montenegro, que interpretou a mãe de Jesus no primeiro filme, não vai poder estar no elenco da sequência por incompatibilidade na agenda.

Taís Araújo afirmou que está emocionada em fazer a personagem. “Nós falamos tanto que ninguém é insubstituível, mas Fernanda Montenegro é. Graças a Deus temos muitas ‘Nossas Senhoras’, e interpretar essa nova versão da Compadecida será certamente uma celebração a elas. Fico muito emocionada de fazer essa personagem porque, mesmo não tendo religião, sigo Jesus Cristo, Nossa Senhora e todos os santos. É muito emocionante mergulhar nesse lugar da fé, da bondade, da caridade”, comentou a atriz.

Gravações em Cabaceiras?

Desde que a produção foi anunciada, havia uma expectativa dos paraibanos para saber se o filme seria gravado na cidade de Cabaceiras - a Roluíde Nordestina - assim como foi a obra original. No entanto, a produtora ainda não fez nenhum anúncio sobre o local das gravações, e a prefeitura de Cabaceiras também não pode afirmar se há alguma negociação em andamento à época. 

O diretor de Cultura da cidade, João Vitor Aires, confirmou que sequência não foi gravada em Cabaceiras e, sim, inteiramente em estúdio. Cabaceiras estava em contato com diversas equipes de produção de audiovisual, que faziam visitas para analisar possíveis sets de gravação na cidade.

"O máximo que podemos afirmar é que gostaríamos muito que um desses projetos seja ‘O Auto da Compadecida 2’, por toda a importância que o primeiro filme representa pra nossa cidade”, disse João Vitor. O diretor de Cultura também explicou que a cidade tentou contato com a produtora responsável pelo filme, mas não conseguiu retorno.

História 

A peça de Ariano Suassuna não tem sequência. Por isso os fãs estão curiosos para saber por onde a história do novo filme vai caminhar.

Para se manter no universo de Ariano Suassuna o roteiro deve visitar outras obras do escritor. Isso já foi feito no longa original, que inseriu elementos e personagens de ‘O Santo e a Porca’ e ‘Torturas de um Coração’. Personagens como Rosinha, Cabo Setenta e Vicentão, por exemplo, não são de ‘O Auto da Compadecida’, 

Essas modificações e adaptações do texto original foram aprovadas por Ariano Suassuna.

Direção e roteiro

Assim como no primeiro filme, a direção é de Guel Arraes, mas desta vez em parceria com Flávia Lacerda. Guel também assume o roteiro, junto com João Falcão e Adriana Falcão, repetindo o que fizeram no clássico. 

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp