Pequenos negócios: mais da metade usa internet para vendas na PB

Levantamento foi realizado pelo Sebrae entre 25 de novembro e 1º de dezembro de 2021. Cerca de 77% dos pequenos negócios usam internet para vendas.

Maioria dos trabalhadores de pequenos negócios usa internet para vendas. Foto: Divulgação

Cerca de 77% dos pequenos negócios da Paraíba usam redes sociais, aplicativos e outros recursos da internet para realizar as vendas. O levantamento foi realizado pelo Sebrae entre 25 de novembro e 1º de dezembro de 2021.

Dentre os canais utilizados, na Paraíba, os empreendedores usam, principalmente, o WhatsApp (85%) e o Instagram (69%) para comercializar produtos. Ainda há um percentual de 7% que utiliza loja virtual própria para vendas e 40% que utiliza o Facebook.

Uma pequena quantia aproveita de alguns aplicativos de entregas ou serviços a domicílio para complementarem a venda. Na Paraíba, esse percentual fica em 7%.

Sobre as formas de pagamento, com o aumento das vendas pela internet, principalmente por conta da pandemia da Covid-19, muitos precisaram reajustar os modelos de pagamento, para dar mais comodidade e facilidade ao cliente. No estado, 93% das empresas utilizam o PIX como forma de pagamento. Trata-se de um meio de pagamento em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, de forma gratuita.

Impacto da pandemia nos pequenos negócios

Apesar da adaptação durante a pandemia, os pequenos negócios também sofreram com o impacto proporcionado pelo isolamento social e restrições impostas pelos governos. Cerca de 85% das pequenas empresas paraibanas foram afetadas pela crise em termos de faturamento mensal, em relação a um mês normal, diminuindo a receita.

Além disso, 68% manteve o funcionamento e continua em atuação, mas com mudanças. 37% das empresas contraíram dívidas e empréstimos, mas estão em dia com o pagamento. No entanto, cerca de 32% estão com a dívida em atraso. O levantamento ainda mostra que 44% dos donos de pequenos negócios ainda têm muitas dificuldades para manter.