ECONOMIA
Campina Grande terá internet grátis em 2014
Serviço será implantado pelo Laboratório de Cidades Inteligentes da UFCG e além de viabilizar o acesso gratuito irá conectar órgão públicos.
Publicado em 06/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:06
Até o segundo semestre de 2014, Campina Grande passará a contar com um sistema de internet gratuita. O projeto é de iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Prefeitura Municipal será beneficiada por meio de convênio que deve ser firmado até o final deste ano.
Os estudos para a implantação do projeto de integração tecnológica denominado “Serviços Inteligentes para a Sociedade” já começaram. A iniciativa será implantada pelo Laboratório de Cidades Inteligentes da UFCG. A implantação do projeto vai possibilitar que a população campinense tenha acesso irrestrito à tecnologia da informação e seja beneficiada de alguma forma por esse sistema.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Márcio Caniello, além de viabilizar o acesso gratuito à internet, o projeto vai interligar todos os órgãos públicos municipais, diminuindo a burocracia e dando mais eficiência aos serviços. “Escolas, creches, secretarias, hospitais e outros órgãos públicos do município estarão interligados pelo sistema de internet. Além disso, alguns pontos terão sinal wi-fi, a exemplo da Praça da Bandeira, Parque da Criança e outros espaços públicos da cidade”, explicou o secretário.
Um exemplo prático de como os “Serviços Inteligentes para a Sociedade” podem funcionar é no sistema de saúde. Por exemplo, ao ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), o paciente já vai ter o exame solicitado eletronicamente. O exame já poderá ser enviado também eletronicamente para a unidade de saúde de origem, diminuindo o tempo de espera e melhorando a qualidade de vida desse paciente.
Ontem, representantes da Prefeitura e da Universidade Federal se reuniram para discutir tópicos do convênio a ser celebrado e avaliar os pontos que serão beneficiados com o projeto. O professor Francisco Brasileiro, coordenador geral do Laboratório de Cidades Inteligentes da UFCG, enfatizou que o projeto vai trazer novos investimentos e oportunidades para Campina. “Os projetos e investimentos atraídos vão impactar de forma bastante positiva a qualidade de vida da sociedade, através de melhorias na mobilidade urbana, acesso aos serviços de educação, saúde e outros serviços públicos e privados”, ressaltou.
Aldenor Martins, secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, salientou a parceria com a UFCG.
“Estamos fechando mais uma parceria com a UFCG, passando para a cidade uma mensagem muito importante, que é trabalhar com todas as instituições que fazem parte de Campina Grande”, explicou. Para Márcio Caniello, a implantação desta rede será um presente para Campina nos seus 150 anos. “É um serviço que vai proporcionar acesso à tecnologia de forma ampla e irrestrita tanto para a população quanto para a administração”, destacou.
A partir de agora até o final do ano, as equipes da Seplan, SECTI e UFCG irão se reunir periodicamente para mapear os pontos que serão interligados com o sistema e traçar um plano de metas e um cronograma para a implantação do projeto.
Comentários