icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Campina Grande terá internet grátis em 2014

Serviço será implantado pelo Laboratório de Cidades Inteligentes da UFCG e além de viabilizar o acesso gratuito irá conectar órgão públicos.

Publicado em 06/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:06

Até o segundo semestre de 2014, Campina Grande passará a contar com um sistema de internet gratuita. O projeto é de iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Prefeitura Municipal será beneficiada por meio de convênio que deve ser firmado até o final deste ano.

Os estudos para a implantação do projeto de integração tecnológica denominado “Serviços Inteligentes para a Sociedade” já começaram. A iniciativa será implantada pelo Laboratório de Cidades Inteligentes da UFCG. A implantação do projeto vai possibilitar que a população campinense tenha acesso irrestrito à tecnologia da informação e seja beneficiada de alguma forma por esse sistema.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Márcio Caniello, além de viabilizar o acesso gratuito à internet, o projeto vai interligar todos os órgãos públicos municipais, diminuindo a burocracia e dando mais eficiência aos serviços. “Escolas, creches, secretarias, hospitais e outros órgãos públicos do município estarão interligados pelo sistema de internet. Além disso, alguns pontos terão sinal wi-fi, a exemplo da Praça da Bandeira, Parque da Criança e outros espaços públicos da cidade”, explicou o secretário.

Um exemplo prático de como os “Serviços Inteligentes para a Sociedade” podem funcionar é no sistema de saúde. Por exemplo, ao ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), o paciente já vai ter o exame solicitado eletronicamente. O exame já poderá ser enviado também eletronicamente para a unidade de saúde de origem, diminuindo o tempo de espera e melhorando a qualidade de vida desse paciente.

Ontem, representantes da Prefeitura e da Universidade Federal se reuniram para discutir tópicos do convênio a ser celebrado e avaliar os pontos que serão beneficiados com o projeto. O professor Francisco Brasileiro, coordenador geral do Laboratório de Cidades Inteligentes da UFCG, enfatizou que o projeto vai trazer novos investimentos e oportunidades para Campina. “Os projetos e investimentos atraídos vão impactar de forma bastante positiva a qualidade de vida da sociedade, através de melhorias na mobilidade urbana, acesso aos serviços de educação, saúde e outros serviços públicos e privados”, ressaltou.

Aldenor Martins, secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, salientou a parceria com a UFCG.

“Estamos fechando mais uma parceria com a UFCG, passando para a cidade uma mensagem muito importante, que é trabalhar com todas as instituições que fazem parte de Campina Grande”, explicou. Para Márcio Caniello, a implantação desta rede será um presente para Campina nos seus 150 anos. “É um serviço que vai proporcionar acesso à tecnologia de forma ampla e irrestrita tanto para a população quanto para a administração”, destacou.

A partir de agora até o final do ano, as equipes da Seplan, SECTI e UFCG irão se reunir periodicamente para mapear os pontos que serão interligados com o sistema e traçar um plano de metas e um cronograma para a implantação do projeto.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp