icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Carros fecham em alta no semestre

Alta na venda de de carros de passeios e comerciais leves foi de 5,31% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado.

Publicado em 10/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:20

Mesmo sem sinais claros da retomada da economia, a venda de carros de passeios e comerciais leves (picapes) fecharam com alta de 5,31% na Paraíba no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. O índice foi superior à média nacional no acumulado do ano (4,62%). Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as concessionárias paraibanas venderam mais de 20 mil carros no período contra 19 mil no semestre do ano passado

Já quando se avalia todos os segmentos de veículos (ônibus, caminhões e motos/além de carro de passeios e picapes), de janeiro a junho houve uma queda de 8,29% no Estado sobre o mesmo período de 2012. Neste período foram comercializados 40,1 mil veículos contra os 43,7 mil do ano passado.

A baixa foi puxada pela comercialização de motos, que apresentou uma redução de 20,93% nas vendas – saindo do patamar de 23,8 mil unidades vendidas no acumulado anterior para as atuais 18,8 mil.

“O mercado, apesar dos números, está um pouquinho melhor do que em 2012, uma vez que apresentou altas na venda de autos, comerciais leves e ônibus. Mas há uma queda constante nas vendas de motos e este cenário está muito relacionado à oferta de crédito. O consumidor deste veículo está com o orçamento comprometido com moradia e utensílios domésticos e acho que não deveremos ter números melhores por enquanto”, comentou o vice-presidente da Fenabrave, José Carneiro.

Mas algumas concessionárias venderam bem acima da média. O gerente de veículos novos da Autovia Chevrolet, Fábio Moura, afirmou que o fechamento na empresa chegou a 26% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. “Os carros mais vendidos são, em primeiro lugar o Celta Classic, depois veio o Onix e o Prisma”, disse.

Fábio Moura afirmou ainda que as expectativas de vendas para o segundo semestre também são positivas e o aumento deve ficar neste mesmo patamar, entre 20% e 26%. Um dos fatores que justificam esta alta é o aumento da produção e chegada de novos modelos da marca GM.

Na Brazmotors, apesar dos entraves ocorridos durante o mês de junho, os resultados foram satisfatórios. “Junho foi um mês dentro da nossa expectativa. Em julho, deveremos alavancar as vendas, pois teremos um trabalho forte”, comentou o gerente da concessionária, Luciano Dantas.

Com relação às vendas de veículos em junho, o quadro também foi de queda (-12,6%) sobre o mês do ano passado. O mês repleto de pontos que dificultaram as vendas no mês: feriados, chuvas, protesto e realização da Copa das Confederações.

PARAÍBA DEVE MANTER CRESCIMENTO

No país, a estimativa para o segundo semestre aponta que as vendas de veículos devam crescer 3,3% sobre 2012. Para o vice-presidente da Fenabrave, José Carneiro, no entanto, se a atividade economia industrial não obtiver uma retomada, esse percentual vai ser muito difícil de se alcançar. “Essa projeção depende da produção porque é ela quem distribui renda, paga salários, emprega pessoas, quer dizer, a atividade econômica fica completa”, disse.

Até agora o mercado automobilístico na Paraíba cresceu em torno de 6%. “O Nordeste e, portanto, a Paraíba já estão em situação mais tranquila e, em qualquer situação, deve ficar à frente da média nacional, por conta da demanda reprimida. Dependemos que a economia passe por uma retomada de crescimento", concluiu.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp