ECONOMIA
Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações, diz Procon-JP
Oi, Sky, Energisa, Caixa Econômica Federal, ItauCard, Net, N Claudino, Telemar, Samsung e Tim são as 10 empresas com mais reclamações.
Publicado em 06/07/2015 às 10:45
Os serviços das empresas de telefonia estão no ranking do maior número de reclamações dos consumidores em João Pessoa. O dado foi coletado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), que ainda registrou que as reclamações pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) aumentaram em 29,8% em relação ao mesmo período do ano passado, o primeiro semestre. Entre as 10 empresas mais reclamadas estão Oi, Sky, Itau Card, Energisa, Caixa Econômica Federal, Net, N Claudino, Telemar, Samsung e Tim.
A coleta constatou que só nesse primeiro semestre de 2015, chegaram a 7.178 o número de reclamações, no mesmo período em 2014, foram registradas 5.529. O total do atendimento preliminar, com cerca de 70% da demanda resolvida em poucas horas ou dias, atingiu o número de 1.315. Os casos de abertura direta de reclamação, que geram processos administrativos, foram 5.082. Nestes casos, o tempo de resolução fica em torno de dois meses. Outros encaminhamentos do SAC somaram 781.
O Procon-JP notificou 484 empresas nos seis primeiros meses de 2015, com o número de autuações chegando a 283. O setor de Fiscalização da Secretaria verificou 2.880 ocorrências entre autuações, notificações e diligências fiscais, com uma média, presencial e por telefone, de 80 atendimentos diários.
O secretário Helton Renê lamenta o aumento do número e culpabiliza a relação entre consumidor e fornecedor. “Os números demonstram a ainda difícil relação entre consumidor e fornecedores de bens e serviços”, afirmou.
A reportagem do JORNAL DA PARAIBA entrou em contato com as dez empresas mencionadas no ranking das mais reclamadas. O Banco Itaú informou que está analisando a situação e ainda nesta segunda-feira (6) vai se posicionar.
Já com a empresa Samsung não se teve retorno, pois nenhum contato foi conseguido para ter acesso à assessoria da empresa. Apenas um atendente da autorizada Sansung em João Pessoa atendeu a ligação, mas informou que não pode falar em nome da empresa e acrescentou que essa era uma das maiores reclamações dos consumidores: a falta de feedback entre um responsável e o consumidor.
A NET afirmou que possui uma equipe local voltada para a solução dos problemas e que tem tido sucesso nos acordos com os clientes. Segundo a nota, a empresa "mantém seu comprometimento com a melhoria da prestação de serviços e qualidade em atendimento".
A Caixa Econômica Federal esclareceu que revisa permanentemente seus serviços, produtos e atendimento para garantir a satisfação dos seus clientes e afirma que a redução de reclamações, assim como o aumento da solução em todos os canais, internos e externos, são prioridades do banco. A CAIXA utiliza, ainda, as manifestações de seus clientes como subsídio para a melhoria e modernização de todos os seus processos.
A SKY disse que não mede esforços para assegurar a excelência no atendimento e informa que investe constantemente na melhoria de seus processos e no treinamento de suas equipes e vem adotando diversas medidas para a redução do número de reclamações. No último ano, a SKY avançou ainda mais na construção de diferenciais para o atendimento a seus clientes – melhorando os canais de contato, adotando ferramentas de tecnologia e inovação, segmentando o atendimento, simplificando processos, etc.
O contato do grupo N Claudino não está funcionando. A reportagem ainda aguarda retorno das outras empresas ainda hoje.
Comentários