icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Empresas de telefonia lideram ranking de reclamações, diz Procon-JP

Oi, Sky, Energisa, Caixa Econômica Federal, ItauCard, Net, N Claudino, Telemar, Samsung e Tim são as 10 empresas com mais reclamações. 

Publicado em 06/07/2015 às 10:45

Os serviços das empresas de telefonia estão no ranking do maior número de reclamações dos consumidores em João Pessoa. O dado foi coletado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), que ainda registrou que as reclamações pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) aumentaram em 29,8% em relação ao mesmo período do ano passado, o primeiro semestre. Entre as 10 empresas mais reclamadas estão Oi, Sky, Itau Card, Energisa, Caixa Econômica Federal, Net, N Claudino, Telemar, Samsung e Tim.

A coleta constatou que só nesse primeiro semestre de 2015, chegaram a 7.178 o número de reclamações, no mesmo período em 2014, foram registradas 5.529. O total do atendimento preliminar, com cerca de 70% da demanda resolvida em poucas horas ou dias, atingiu o número de 1.315. Os casos de abertura direta de reclamação, que geram processos administrativos, foram 5.082. Nestes casos, o tempo de resolução fica em torno de dois meses. Outros encaminhamentos do SAC somaram 781.

O Procon-JP notificou 484 empresas nos seis primeiros meses de 2015, com o número de autuações chegando a 283. O setor de Fiscalização da Secretaria verificou 2.880 ocorrências entre autuações, notificações e diligências fiscais, com uma média, presencial e por telefone, de 80 atendimentos diários.

O secretário Helton Renê lamenta o aumento do número e culpabiliza a relação entre consumidor e fornecedor. “Os números demonstram a ainda difícil relação entre consumidor e fornecedores de bens e serviços”, afirmou.

A reportagem do JORNAL DA PARAIBA entrou em contato com as dez empresas mencionadas no ranking das mais reclamadas. O Banco Itaú informou que está analisando a situação e ainda nesta segunda-feira (6) vai se posicionar.

Já com a empresa Samsung não se teve retorno, pois nenhum contato foi conseguido para ter acesso à assessoria da empresa. Apenas um atendente da autorizada Sansung em João Pessoa atendeu a ligação, mas informou que não pode falar em nome da empresa e acrescentou que essa era uma das maiores reclamações dos consumidores: a falta de feedback entre um responsável e o consumidor.

A NET afirmou que possui uma equipe local voltada para a solução dos problemas e que tem tido sucesso nos acordos com os clientes. Segundo a nota, a empresa "mantém seu comprometimento com a melhoria da prestação de serviços e qualidade em atendimento".

A Caixa Econômica Federal esclareceu que revisa permanentemente seus serviços, produtos e atendimento para garantir a satisfação dos seus clientes e afirma que a redução de reclamações, assim como o aumento da solução em todos os canais, internos e externos, são prioridades do banco. A CAIXA utiliza, ainda, as manifestações de seus clientes como subsídio para a melhoria e modernização de todos os seus processos.

A SKY disse que não mede esforços para assegurar a excelência no atendimento e informa que investe constantemente na melhoria de seus processos e no treinamento de suas equipes e vem adotando diversas medidas para a redução do número de reclamações. No último ano, a SKY avançou ainda mais na construção de diferenciais para o atendimento a seus clientes – melhorando os canais de contato, adotando ferramentas de tecnologia e inovação, segmentando o atendimento, simplificando processos, etc.

O contato do grupo N Claudino não está funcionando. A reportagem ainda aguarda retorno das outras empresas ainda hoje.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp