ECONOMIA
Paraíba lidera crédito em cooperativas
Pesquisa do Sicoob aponta que as cooperativas da Paraíba possuem uma participação de mercado de cerca de 5%.
Publicado em 15/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:53
Pesquisa realizada pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), com base em dados do Banco Central, as cooperativas de crédito da Paraíba possuem uma participação de mercado de cerca de 5% e se destaca como o estado nordestino líder em cooperativismo de crédito, respondendo, no ano passado, por 32% das operações de crédito e 23% dos depósitos do cooperativismo de crédito nordestino. As cooperativas de crédito paraibanas também estão acima da média regional nos índices de participação no sistema financeiro tradicional, onde detêm 6,5% dos empréstimos e 3,69% depósitos. Os dados foram divulgados durante o 2º Encontro Paraibano de Cooperativismo de Crédito, realizado ontem, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.
A implantação do Fundo Garantidor Único do Cooperativismo de Crédito, por parte do governo federal, até novembro, a expectativa dos cooperados é que este tipo de mercado financeiro se expanda ainda mais e a Paraíba continue a aproveitar bem as oportunidades de negócios advindas do cooperativismo.
De acordo com André Pacelli, presidente do Sistema OCB/Secoop-PB, esta iniciativa vai dar maior credibilidade às cooperativas e permitir a fusão delas, ampliando sua atuação e garantindo mais condições para a execução de ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região. “O fundo adequa normas e garante operações no mesmo patamar dos bancos, com a certeza de que o associado não vai perder dinheiro e ainda receber um tratamento diferenciado, porque na cooperativa ele é dono também, que gera lucros para si, e não meramente um cliente que está gerando lucros para terceiros”, destacou.
Para o vice-presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, Manoel Messias, atualmente o país vive uma grande concentração bancária e o governo federal busca ampliar as cooperativas como uma alternativa importante para contrapor esta realidade. “O governo está adequando as políticas e fazendo o cooperativismo ganhar um espaço".
Comentários