icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Prefeitos de Sapé, Cabaceiras e Bananeiras ganham prêmio do Sebrae

Sapé, Bananeiras e, pela terceira vez, Cabaceiras, foram os grandes destaques da edição 2010 do Prêmio Prefeito Empreendedor, cuja cerimônia aconteceu nesta quinta em JP.

Publicado em 09/04/2010 às 7:31

Do Sebrae/PB

Sapé, Bananeiras e, pela terceira vez, Cabaceiras, foram os grandes destaques da noite desta quinta-feira (8), quando foram revelados os nomes dos prefeitos finalistas da 6ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2009/2010. O melhor projeto estadual ficou com o prefeito de Sapé, João Clemente Neto.

Os prefeitos de Cabaceiras, Ricardo Ayres e de Bananeiras, Marta Ramalho venceram nas categorias “Educação Empreendedora e Inovação” e “Formalização de empresas”, respectivamente.

O resultado da etapa estadual do Prêmio, que contou com a inscrição de dez prefeituras paraibanas, foi anunciado em clima regional, com a participação do repentista Oliveira de Panelas e a presença de gestores municipais, secretários e representantes de diversas instituições, além da imprensa.

“A premiação vem neste momento para mostrar que estamos no caminho certo, e incentiva o gestor a tirar novos projetos de empreendedorismo do papel” comemora João Clemente Neto, prefeito de Sapé. O vencedor do melhor projeto estadual implantou o cheque-salário que permite aos servidores públicos municipais, efetivos ou comissionados, a antecipar até 50% do salário para realizar compras no comércio local.

“Por ser uma moeda aceita apenas no município e com garantia de recebimento, via prefeitura, estamos estimulando o aumento das vendas no comércio e a circulação de renda” explica João Clemente.

“Fico feliz por esse reconhecimento porque sei o quanto Bananeiras tem atraído desenvolvimento para a região do Brejo como um todo. Hotéis e pousadas foram ampliadas e o turismo cresce, mostrando o potencial da região”, declarou a prefeita de Bananeiras, Marta Ramalho.

Ricardo Ayres, prefeito de Cabaceiras, apostou na educação para estimular o desenvolvimento das MPE. Em seu projeto, ampliou o acesso à informatização e internet, viabilizando a implantação de um pólo de educação superior à distância. “Hoje, temos 13 telecentros atendendo mais de 300 alunos de nível superior, por meio da Universidade Aberta do Brasil em sete cursos de graduação”, afirmou Ricardo Ayres.

“Bananeiras e Cabaceiras já possuem uma participação muito positiva, inclusive a gestão de Cabaceiras, a ‘roliúde nordestina’, já foi premiada nacionalmente com o Prefeito Empreendedor. Agora, Sapé foi a vencedora estadual implementando estratégias simples e efetivas para aumentar a movimentação financeira do município por meio da economia local. Essa é justamente a essência deste prêmio que visa reconhecer as boas práticas de gestão para disseminá-la como experiências bem sucedidas para os demais municípios”, avalia o superintendente do Sebrae/PB, Júlio Rafael, que creditou as parcerias articuladas pela instituição com os municípios a concretização de diversas ações no fortalecimento dos pequenos negócios.

Participaram da comissão julgadora representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da imprensa. Os finalistas estaduais seguem agora para etapa nacional do prêmio, que terá seu resultado final divulgado em maio, em data a definir, em função da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Caso sejam vencedores, os gestores ganharão uma viagem técnica internacional. Ainda conforme o regulamento, os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação total máxima receberão o 'Selo do Prefeito Empreendedor'.

O concurso contou com a participação das prefeituras de Água Branca, São João do Cariri, Bananeiras, São José dos Ramos, Cabaceiras, Congo, Guarabira, São José do Brejo do Cruz, Sapé e São José dos Cordeiros.

Conheça os projetos vencedores

Sapé

O prefeito João Clemente, da cidade de Sapé, adotou uma estratégia para dinamizar a economia local: criou o “cheque-salário” para antecipar nos primeiros dias do mês 50% do salário dos servidores públicos. Mas este adiantamento só pode ser gasto dentro do próprio município, junto a empresas cadastradas no Programa Gerador de Benefícios Múltiplos.

Foi uma forma encontrada para valorizar o comércio local, utilizando-se de uma prática semelhante ao cartão de crédito, mas investindo os 5% que seriam destinados a uma administradora de crédito, num fundo municipal do programa Pro Moradia, que financia a construção de casas para famílias carentes.

Os resultados já começaram a surgir, pois começou a ser implantado no final de 2009, e entre novembro e fevereiro, conseguiu fazer circular cerca de R$ 20 mil no comércio local e R$ 1 mil para o Pro Moradia.

Bananeiras

Articulando parcerias com várias instituições, a prefeita Marta Ramalho estimulou o turismo local, apoiando capacitações e incentivos fiscais para pequenas pousadas, além de campanhas de divulgação do potencial turístico e cultural da cidade a fim de atrair novos empreendimentos como condomínios e hotéis.

Também conseguiu aprovar na Câmara Municipal a regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa com o intuito de incluir as pequenas empresas locais nos processos licitatórios de forma preferencial, conforme diz a lei.

Cabaceiras

Famosa pelas paisagens exóticas e já batizada de Roliúde Nordestina pelas dezenas de filmes gravados na cidade, Cabaceiras se supera por mais uma gestão pública focada no desenvolvimento sustentável, que valoriza as potencialidades e a participação da comunidade local.

Destaca-se o plano diretor participativo municipal, resultado de um acordo de cooperação internacional firmado com a agência canadense para o desenvolvimento internacional. Entre os resultados estão a elaboração de projetos para captação de recursos em diversas áreas e o mapeamento do território da cidade com a participação da sociedade civil organizada.

A criação de Telecentros coloca a cidade na vanguarda das pequenas cidades preocupadas com a ampliação do acesso à internet de forma gratuita.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp