icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Procon autua operadoras de celular por propaganda enganosa

Tim, Vivo e Claro foram multadas por descumprimento de ofertas pré-contratuais e anúncios relacionados à velocidade de navegação da internet em João Pessoa.

Publicado em 12/05/2015 às 14:35

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) autuou as operadoras de telefonia Tim, Vivo e Claro por descumprimento de ofertas pré-contratuais e anúncios publicitários que previam apenas a redução da velocidade de navegação nos planos de internet, mas estão realizando a completa interrupção do serviço. Segundo o Procon divulgou nesta terça-feira (12), as empresas foram autuadas por prática abusiva e propaganda enganosa e as multas, para cada uma delas, podem chegar a R$ 5 milhões.

As empresas de telefonia tinham se comprometido com todos os Procons do Brasil, através de compromisso público, a não suspenderem o serviço ao término de contratos para a internet e, sim, diminuírem a velocidade do serviço. “Acontece que estamos recebendo denúncias de que está ocorrendo a interrupção do serviço, inclusive com a chegada de mensagens nos celulares de que o serviço será interrompido, contrariando o que ficou acordado com os órgãos de defesa do consumidor”, esclareceu o secretário do Procon-JP, Helton Renê.

O secretário disse que o problema se instalou desde que as telefônicas começaram a anunciar o fim da velocidade reduzida da internet após o término dos planos contratados, ainda em 2014. “Os Procons do Brasil entendem que tal medida é abusiva, porque fica caracterizada uma transgressão ao Código de Defesa do Consumidor (CDC)”. Helton esclareceu que o Procon-JP autou a TIM, a Claro e a Vivo baseado nos artigos 37 (propaganda enganosa) e 39 (prática abusiva) do CDC.

Em resposta à reportagem do JORNAL DA PARAÍBA, a Tim informou que está ciente do referido procedimento administrativo e que prestou os esclarecimentos necessários ao Procon-JP no prazo concedido pelo órgão. Já a Vivo e a Claro afirmaram que não receberam a notificação e, por isso, não poderiam comentar a autuação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp