ECONOMIA
Produção fica estável no NE
Segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada ontem pelo IBGE, média nacional registrou alta de 1,5%.
Publicado em 10/10/2012 às 6:00
Apesar da produção industrial subir em nove das 14 regiões (estados) no mês de agosto ante julho, na região Nordeste a produção ficou estável, repetindo o patamar do mês anterior e interrompendo as duas expansões nos meses de julho e junho.
Segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A média nacional registrou alta de 1,5%. Na relação com o mesmo mês de 2011, houve recuo de 2% na produção regional. Em queda também o indicador que aponta a produção no acumulado do ano, recuo de 3,4%, enquanto a queda registrada nos últimos 12 meses é de 2,9%.
Goiás foi a região com o maior crescimento, de 10,3%, o que compensou parte da queda de 13,3% verificada em julho. Os demais locais que registraram expansão na produção acima da média nacional foram: Amazonas (7,6%), Rio Grande do Sul (4,8%), Minas Gerais (3,3%), Paraná (3,0%) e São Paulo (2,7%).
Com altas menos expressivas, figuraram o Rio de Janeiro (0,6%), Santa Catarina (0,5%) e Bahia (0,1%) completaram o conjunto de locais com taxas positivas. Em sentido contrário, com recuo da produção industrial mensal, estão o Espírito Santo (queda de 2,4%) e Ceará (decréscimo de 1,5%); Pará e Pernambuco registraram recuos de 0,7%.
No acumulado do ano (janeiro-agosto), ainda é registrada redução de 3,4% na média nacional, com queda em nove dos 14 locais.
Comentários