ECONOMIA
Rede social mudou o hábito de compras
Pesquisa da Ibope Media aponta que 41% dos usuários de internet, conversam com muitas pessoas antes de comprar um produto.
Publicado em 03/11/2012 às 6:00
O desenvolvimento das redes sociais modificou o hábito de compras do brasileiro. Pesquisa da Ibope Media realizada com internautas aponta que 41% dos usuários de internet conversam com muitas pessoas antes de comprar um produto.
A pesquisa também afirma que 33% dos internautas acreditam que podem convencer alguém com suas opiniões, enquanto 51% dizem poder fornecer informações se forem consultados.
O poder de influência é maior em relações mais próximas, como entre familiares e amigos, indica a pesquisa. Em segundo lugar, aparecem experiências individuais anteriores e, em terceiro, a mídia.
"A internet atua no processo de decisão como facilitador da interação e provedor de informação", diz Juliana Sawaia, gerente de learning e insights do Ibope Media.
Atualmente, cerca de 60% da população brasileira tem acesso à web, segundo a mesma pesquisa. Em 2001, eram apenas 13%.
No caso das redes sociais, 81% dos internautas as utilizam regularmente.
A pesquisa também diz que a utilização de mídias sociais tem crescido em função do acesso à internet por dispositivos móveis, como smartphones. O percentual de brasileiros que possuem esses aparelhos é de 21%, sendo 19% usuários de internet móvel.
O estudo foi realizado com 2.900 internautas de 15 a 75 anos de maio a junho de 2012, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal e Goiânia.
Comentários