icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Reembolso de descontos ilegais do INSS começa nesta quinta: veja como fazer

Grupos como idosos, indígenas e quilombolas terão contestação automática dos descontos indevidos, mesmo sem pedido.

Publicado em 23/07/2025 às 17:03 | Atualizado em 23/07/2025 às 17:34


				
					Reembolso de descontos ilegais do INSS começa nesta quinta: veja como fazer
Aplicativo Meu INSS. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)/divulgação

Cerca de 400 mil beneficiários do INSS começam a receber, nesta quinta-feira (24), os valores referentes ao reembolso de descontos feitos de forma indevida por associações. O pagamento será feito diretamente na conta onde os segurados já recebem o benefício.

A devolução está sendo feita por meio de um acordo firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social e os prejudicados. Até a manhã desta quarta-feira (23), mais de 948 mil pessoas já tinham aderido à proposta. A ordem dos pagamentos seguirá a sequência de quem aceitou o acordo primeiro.

LEIA TAMBÉM:

A adesão é gratuita e pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS ou presencialmente, nas agências dos Correios. Quem aceita o acordo autoriza que o ressarcimento seja feito por via administrativa e abre mão de processar o INSS futuramente. No entanto, ainda é possível acionar a Justiça contra as associações responsáveis pelos descontos.

Como fazer a adesão pelo Meu INSS

Para aceitar o acordo, basta:

  1. Entrar no aplicativo com CPF e senha;
  2. Ir até “Consultar Pedidos” e clicar em “Cumprir Exigência”;
  3. Rolando até o último comentário, selecionar “Sim” no campo “Aceito receber”;
  4. Por fim, clicar em “Enviar”.

Depois disso, não é necessário enviar nenhum documento extra. O valor será depositado automaticamente na mesma conta usada para o recebimento do benefício.

Após o primeiro lote, os pagamentos continuarão em dias úteis, com um grupo de 100 mil beneficiários por vez. De acordo com o presidente do INSS, os segurados que entraram com ação judicial ainda podem desistir do processo e optar pelo acordo.

“Quando ele não concordar, é gerada uma GRU [Guia de Recolhimento da União] para a instituição fazer o pagamento administrativamente. Vencido esse prazo, estamos fazendo uma auditoria para saber se é caso para pagamento ou não. Para verificar se há fraude da fraude”, explicou o presidente do INSS, Alessandro Waller.

Casos específicos terão contestação automática

Grupos como idosos com mais de 80 anos que começaram a ter descontos após março deste ano, indígenas e quilombolas terão a contestação feita automaticamente pelo INSS, mesmo que não tenham solicitado.

Segundo estimativas do órgão, isso deve beneficiar diretamente:

  • 209 mil idosos;
  • 17 mil indígenas;
  • 38 mil quilombolas.

Para pessoas em áreas de difícil acesso, o instituto também vai realizar ações de busca ativa, com reforço previsto a partir de agosto.

Imagem

Janinne Vivian

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp