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ECONOMIA

Sebrae lança plataforma para orientar pequenos negócios na retomada

Na PB, de acordo com última pesquisa do Sebrae, 42% interromperam temporariamente o funcionamento.

Publicado em 09/06/2020 às 13:39


                                        
                                            Sebrae lança plataforma para orientar pequenos negócios na retomada
Opção tem atraído pessoas que trabalham em empresas que não têm sede na cidade. (Foto: Divulgação / Co Haus)

O Sebrae lançou uma plataforma específica para orientar os empreendedores que pretendem retomar as atividades após a pandemia do coronavírus. No site da instituição, os empresários vão ter acesso a um conjunto de protocolos com orientações de boas práticas nacionais e internacionais, alinhadas com as recomendações das autoridades de saúde.   A retomada das atividades, de acordo com o Governo da Paraíba, está prevista para ocorrer de forma gradual a partir do próximo dia 15 de junho.

Ao todo, foram elaborados 35 documentos para 47 segmentos setoriais. Na Paraíba, 42% dos pequenos negócios interromperam temporariamente seu funcionamento com a crise causada pelo coronavírus. Outros 5,2% decidiram fechar a empresa de vez; e 47,5% mudaram o funcionamento, enquanto 5,1% não mudaram seu funcionamento. Os dados são da terceira edição da pesquisa "O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios", realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV.

A primeira etapa da iniciativa já está disponível e atende aos empresários dos segmentos que representam 57% dos pequenos negócios do país, formados pelos setores de moda, beleza, estética, bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de rua e de shopping, academias de ginástica, clínicas e saúde. Além de e-books, são disponibilizados vídeos orientativos de curta duração em que os donos de pequenos negócios poderão verificar, de forma simples, quais os procedimentos eles deverão adotar na empresa.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os protocolos de retomada têm sido muito utilizados no processo de orientação para que as empresas consigam receber novamente os clientes e oferecer os produtos e serviços de forma presencial. “Os documentos são muito relevantes para que o empresário, juntamente com seus colaboradores, fornecedores e clientes consigam, de fato, superar esta fase. Mais importante do que abrir, é se manter aberto e ter um local mais seguro. O Sebrae acredita muito que essa ação será um diferencial para que possamos ter uma retomada consistente em nosso país”, declarou.

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Jhonathan Oliveira

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