icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Setor de administração pública concentra quase metade da renda na PB

Pesquisa do IBGE foi divulgada nesta quarta-feira (26) e mostra que a Capital responde por quase 60% dos salários pagos pelas empresas atuantes na Paraíba.

Publicado em 26/05/2010 às 14:16

Da Redação
Com IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (26) uma pesquisa sobre as estatísticas do cadastro central de empresas da Paraíba. De acordo com os dados, o setor de administração pública, defesa e seguridade social foi responsável, em 2008, por 46,5% dos salários e outras remunerações pagas, sendo assim a maior atividade empregadora no Estado.

Já no setor privado, a maior concentração de remuneração está na Capital, que é responsável por 58,1% dos salários pagos pelas empresas atuantes no Estado.

Além da área de administração pública, a segunda maior participação nos salários pagos veio do setor de educação (10,9%), seguido da indústria de transformação (10,0%). Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, detentora do maior número de unidades locais na Paraíba, foi a quarta maior participação dos salários pagos (8,8%).

Confira a pesquisa completa do IBGE

Perfil das empresas

O Cadastro Central de Empresas (Cempre) levantou informações de 5.327 unidades locais ativas e formais na Paraíba. No Nordeste, estes dados representam 7,1% do total. Já em relação ao panorama nacional os números representam 1,1% do total.

Mais da metade das empresas atuantes na Paraíba pertencem ao setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (52%), em um total de 28.767 unidades pesquisadas.

Em seguida estão outras atividades de serviços (12,9%); indústria de transformação (6,9%); e atividades administrativas e serviços complementares (6,4%).

Outros pontos

A pesquisa também levantou outros dados importantes sobre as empresas paraibanas. Administração pública, defesa e seguridade social, por exemplo, é responsável por 44,7% do pessoal ocupado assalariado.

A agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura apresentou diminuição de 25,1% no pessoal ocupado. A construção obteve crescimento de 20,5% no pessoal ocupado.

Atividades profissionais científicas e técnicas tiveram variação salarial positiva de 90,4% . Já o salário médio mensal em salários mínimos do setor de Saúde humana e serviços sociais recuou de 3 para 2,4 salários.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp