ECONOMIA
Venda de carros bate novo recorde na Paraíba
Alta nas vendas se deve ao estoque de veículos ainda com preço do IPI reduzido.
Publicado em 05/02/2014 às 8:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:12
O estoque de veículos nas concessionárias paraibanas com preço ainda reduzido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) levou a Paraíba a bater novo recorde em vendas de carros novos para o mês de janeiro. Segundo o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos de Automóveis (Fenabrave), José Carneiro Neto, foram comercializados 4.091 carros de passeios e comerciais leves (picapes) no último mês, alta de 14,56% sobre janeiro do ano passado (3.571).
Sobre o mês de dezembro, a venda de autos e comerciais leves de janeiro ficou praticamente estável (0,26%) com a comercialização de 4.080 unidades na Paraíba.
Com o anúncio do aumento gradual do IPI, feito no ano passado, toda a cadeia do setor automotivo se preparou para oferecer aos consumidores veículos com preço antigo. No final do ano passado, a indústria automotiva elevou produção, as concessionárias incrementaram estoque em dezembro e conseguiram manter os preços do IPI reduzido no mês passado.
Para aproveitar o preço de dezembro, o consumidor paraibano foi às compras, elevando o faturamento das concessionárias.
“As concessionárias se prepararam em dezembro, elevando o seu estoque em mais de 50% para manter seus clientes em janeiro e equilibrar o fluxo de caixa. O resultado disso foi que a Paraíba teve o melhor janeiro de todo o histórico do Estado.
Nunca se vendeu tanto quanto este período”, destacou José Carneiro.
O número de carros novos vendidos nas concessionárias de João Pessoa, que representam 47% do total, chegou a 1.956 veículos vendidos em janeiro deste ano, alta de 10,01% sobre o mesmo período do ano passado (1.778). “Acreditamos que em fevereiro as vendas serão iguais ou melhores do que 2012, mas a partir de março tudo será uma incógnita porque depende de fatores externos de estímulo da economia”, disse José Carneiro.
O gerente geral da Autovia/Brazmotors, Marcelo Coutinho, afirmou que as vendas nas duas concessionárias em João Pessoa alcançaram alta de 16% em relação a janeiro do ano passado. “Em 2014, trabalhamos com uma estimativa de alta de 5%, prevendo mais compras no primeiro semestre e uma retração no segundo semestre”.
AUMENTO DE IPI
O aumento do IPI foi publicado no Diário Oficial do dia 24 de dezembro do ano passado e definiu novas alíquotas para o imposto de veículos, dependendo do tipo. A alta do imposto ocorrerá em duas etapas (até junho e a partir de julho de 2014). O imposto progressivo representa um retorno das alíquotas praticadas há cerca de um ano. Para incentivar a compra de veículos, o governo federal havia concedido estímulos fiscais, baixando o valor do IPI, que agora está voltando ao patamar original.
NO PAÍS
No país, a venda de automóveis e comerciais leves totalizou em janeiro 299.768 unidades, o que representa uma alta de 0,98% na comparação com janeiro de 2013 e uma queda de 10,77% perante as vendas de dezembro, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Houve aumento de 1,57% nas vendas totais do setor automotivo sobre igual mês do ano passado.
Comentários