icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Venda de carros bate novo recorde na Paraíba

Alta nas vendas se deve ao estoque de veículos ainda com preço do IPI reduzido.

Publicado em 05/02/2014 às 8:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:12

O estoque de veículos nas concessionárias paraibanas com preço ainda reduzido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) levou a Paraíba a bater novo recorde em vendas de carros novos para o mês de janeiro. Segundo o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos de Automóveis (Fenabrave), José Carneiro Neto, foram comercializados 4.091 carros de passeios e comerciais leves (picapes) no último mês, alta de 14,56% sobre janeiro do ano passado (3.571).

Sobre o mês de dezembro, a venda de autos e comerciais leves de janeiro ficou praticamente estável (0,26%) com a comercialização de 4.080 unidades na Paraíba.

Com o anúncio do aumento gradual do IPI, feito no ano passado, toda a cadeia do setor automotivo se preparou para oferecer aos consumidores veículos com preço antigo. No final do ano passado, a indústria automotiva elevou produção, as concessionárias incrementaram estoque em dezembro e conseguiram manter os preços do IPI reduzido no mês passado.

Para aproveitar o preço de dezembro, o consumidor paraibano foi às compras, elevando o faturamento das concessionárias.

“As concessionárias se prepararam em dezembro, elevando o seu estoque em mais de 50% para manter seus clientes em janeiro e equilibrar o fluxo de caixa. O resultado disso foi que a Paraíba teve o melhor janeiro de todo o histórico do Estado.

Nunca se vendeu tanto quanto este período”, destacou José Carneiro.

O número de carros novos vendidos nas concessionárias de João Pessoa, que representam 47% do total, chegou a 1.956 veículos vendidos em janeiro deste ano, alta de 10,01% sobre o mesmo período do ano passado (1.778). “Acreditamos que em fevereiro as vendas serão iguais ou melhores do que 2012, mas a partir de março tudo será uma incógnita porque depende de fatores externos de estímulo da economia”, disse José Carneiro.

O gerente geral da Autovia/Brazmotors, Marcelo Coutinho, afirmou que as vendas nas duas concessionárias em João Pessoa alcançaram alta de 16% em relação a janeiro do ano passado. “Em 2014, trabalhamos com uma estimativa de alta de 5%, prevendo mais compras no primeiro semestre e uma retração no segundo semestre”.

AUMENTO DE IPI
O aumento do IPI foi publicado no Diário Oficial do dia 24 de dezembro do ano passado e definiu novas alíquotas para o imposto de veículos, dependendo do tipo. A alta do imposto ocorrerá em duas etapas (até junho e a partir de julho de 2014). O imposto progressivo representa um retorno das alíquotas praticadas há cerca de um ano. Para incentivar a compra de veículos, o governo federal havia concedido estímulos fiscais, baixando o valor do IPI, que agora está voltando ao patamar original.

NO PAÍS
No país, a venda de automóveis e comerciais leves totalizou em janeiro 299.768 unidades, o que representa uma alta de 0,98% na comparação com janeiro de 2013 e uma queda de 10,77% perante as vendas de dezembro, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Houve aumento de 1,57% nas vendas totais do setor automotivo sobre igual mês do ano passado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp