EDUCAÇÃO
Atraso no edital pode adiar inscrições do PSS-2011, da UFPB
Previsão de que as inscrições sejam iniciadas no dia 10 de agosto está prejudicada porque a comissão aguarda definições do Consepe para começar a elaborar o edital.
Publicado em 13/07/2010 às 12:00
Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba
A previsão da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) é de que as incrições para o Processo Seletivo Seriado 2011 sejam iniciadas no dia 10 de agosto. Entretanto, a comissão ainda aguarda definições do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), para que o edital do certame comece a ser elaborado. Isto pode provocar o adiamento das incrições.
“Ainda estamos aguardando as definições de algumas normas para que o edital e o manual possam ser elaborados”, revelou o presidente da Coperve, professor João Lins.
De acordo com João Lins, que preferiu não informar quanto tempo em média a Coperve leva para elaborar um edital para o PSS, os pontos que ainda precisam ser definidos pelo Consepe estão relacionados à adoção do sistema de cotas pela Universidade Federal da Paraíba e à adesão gradativa ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.
“Está faltando definição para alguns pontos, como as vagas que serão destinadas às cotas e ao Enem foram definidas através de percentuais, mas em alguns casos, quando estas regras são aplicadas, a quantidade de vagas é um número fracionário. Precisamos ter regras para o arredondamento das vagas. Além disto, ainda não foi definida a forma como candidatos de escolas públicas vão fazer a opção de curso, nem como será feita a classificação, já que existem vagas de concorrência universal e vagas reservadas para as cotas”, frisou João Lins.
O presidente da Coperve informou ainda que por enquanto as datas divulgadas pela Coperve anteriormente estão mantidas e que as incrições devem acontecer de 10 a 29 de agosto. Já as provas do PSS 1 e 2 estão previstas para serem aplicadas nos dias 21 e 22 de novembro, respectivamente, e as provas do PSS 3 serão realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro.
Comentários