EDUCAÇÃO
Baixo desempenho de inscritos deixa 437 vagas abertas na UFPB
Este é o número de vagas remanescentes após a 2ª chamada de aprovados na UFPB. Veja lista dos cursos onde sobram oportunidades e dicas para aumentar sua média.
Publicado em 26/02/2010 às 12:19
Karoline Zilah
O desempenho dos candidatos que participaram do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS) não foi suficiente para preencher 437 vagas em cursos de graduação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na sexta-feira (26), a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou que este foi o número de vagas remanescentes após a 2ª chamada de classificados.
Embora seja menor do que o número de oportunidades que sobraram no ano passado, o dado revela que muitos candidatos não obtiveram a média necessária para passar. Este ano, 18 cursos ficaram sem lista de espera por não ter inscritos aptos a serem chamados. Sobraram mais vagas na licenciatura em Pedagogia (Educação do Campo), licenciatura em Música e bacharelado em Hotelaria.
Acesse a lista completa de cursos onde há vagas remanescentes
O professor João Lins, presidente da Coperve, explica que as vagas ficam abertas por diversos fatores, entre eles a baixa demanda por determinados cursos no momento da inscrição, a eliminação de grande parte dos candidatos ao longo do processo e o desempenho insuficiente, com média abaixo do necessário para entrar na universidade.
Pelas regras da universidade, as vagas que sobraram na 1ª e na 2ª chamada do PSS serão destinadas para os alunos que não foram eliminados nas provas e que desejem optar por estudar em outro curso. O processo de reopção acontece a partir do dia 12 de março, exceto para os cursos de Música, Teatro e Regência de Bandas e Fanfarras, que exigem prova de conhecimento específico.
João Lins alerta que como todos os candidatos foram submetidos às mesas provas, os inscritos podem reoptar por cursos de qualquer área de conhecimento. Por exemplo: um candidato da área de Humanas pode tentar uma vaga em uma graduação de Saúde.
Dicas de como se classificar
Mas, no final das contas, o que fazer para evitar que sobrem tantas vagas na universidade? A dica é do presidente da Coperve: demonstrar conhecimentos em todas as áreas e saber escolher o curso de acordo com o que ele se identifica e com a média que ele precisará para ser aprovado.
“A avaliação é feita pelo conjunto das provas, então não há diferença de peso entre as disciplinas. O candidato não precisa ter domínio de todas as matérias, mas é importante que ele mostre conhecimento nas diferentes áreas, o que vai resultar em uma média positiva”, explica João Lins.
“A gente também sempre disponibiliza no site da Coperve as maiores e menores médias do vestibular anterior em casa curso. Assim, o candidato tem uma base para comparar e saber qual é a sua real situação”, conclui.
Veja em quais cursos ainda há vagas na UFPB
Curso / Campus / Turno / Número de vagas
Agroindústria – Bananeiras – Manhã/Tarde – 7 vagas
Licenciatura em Ciências Agrárias – Bananeiras – Manhã/Tarde/Noite – 11
Física (Lic. e Bach) – João Pessoa – Manhã - 8
Física (Lic.) – João Pessoa – Noite – 7
Matemática (Lic.) – Litoral Norte – Rio Tinto – Noite – 22
Hotelaria (Bach.) – Litoral Norte – Mamanguape – Manhã/Tarde - 35
Letras – Francês (Lic.) – João Pessoa – Manhã – 18
Letras – Francês (Lic.) – João Pessoa – Noite – 19
Letras – Letras Clássicas (Grego e Latim) – João Pessoa – Noite – 42
Pedagogia – Educação do Campo (Lic.) – João Pessoa – Noite – 86
Psicopedagogia (Bach.) – João Pessoa – Manhã – 6
Ciências das Religiões (Lic.) – João Pessoa – Tarde – 30
Tradução (Bach.) – João Pessoa – Manhã – 32
Tecnologia em Gestão Pública – João Pessoa – Tarde – 32
Música (Bach.) - João Pessoa – Manhã/Tarde – 32
Música (Lic.) - João Pessoa – Manhã/Tarde – 38
Teatro (Bach.) - João Pessoa – Tarde - 3
Regência de Bandas e Fanfarras – João Pessoa – Manhã – 9
Comentários