Resultado do Revalida 2023 é divulgado nesta quinta-feira (8)

Revalida é a base para a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

Foto: Freepik.

O resultado do Revalida 2023.2 (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) será divulgado nesta quinta-feira (8), sendo apenas com a relação preliminar dos nomes dos aprovados.

Também serão divulgadas as respostas aos pedidos de recursos e as versões definitivas do Padrão Esperado de Resposta (PEP).

As provas foram do aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro do ano passado, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Luiz e Uberlândia. Ao todo, 1.591 participantes estavam inscritos.

Já o resultado final das provas do Revalida será divulgado no dia 29 de março deste ano.

O que é o Revalida

O exame do Revalida é a base para o processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido em países do exterior.

As referências para a prova são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina (DCN), nas normativas associadas e na legislação profissional.

O Revalida tem duas etapas, sendo uma teórica a outra prática. O exame e aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina:

  • Clínica médica
  • Cirurgia
  • Ginecologia e obstetrícia
  • Pediatria
  • Medicina da família e comunidade (saúde coletiva)

A participação na segunda etapa do Revalida depende da aprovação na primeira, que abrange as provas objetiva e discursiva.

Resultado Revalida sai na mesma semana da lista de aprovados no Prouni

resultado do Prouni 2024 (Programa Universidade para Todos), na primeira chamada, foi divulgado no dia 6 de fevereiro. Os candidatos podem conferir se foram aprovados no Portal de Acesso Único, em https://acessounico.mec.gov.br/. O login no sistema deve ser feito por meio do gov.br, com CPF e senha.

Por meio do Programa Universidade para Todos, o Governo Federal oferece bolsas de estudos integrais e parciais (de 50%) em universidades da rede particular.

Já o resultado do Prouni 2024, na segunda chamada, será divulgado no dia 27 deste mês. O candidato que não for selecionado nelas, pode manifestar interesse na lista de espera entre 14 e 15 de março.

Inscrições no Prouni 2024 devem ser feitas no Portal de Acesso Único; resultado do Prouni 2024; revalida
Inscrições no Prouni 2024 devem ser feitas no Portal de Acesso Único. Foto: Reprodução.

Critérios de renda para o Prouni 2024, de acordo com o edital

Só pode concorrer a uma vaga como bolsista integral o estudante que tenha renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, que dá o valor de R$ 2.118 por pessoa.

Já para as bolsas parciais, podem concorrer candidatos com renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos, que dá o valor de R$ 4.236 por pessoa.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao ensino superior no Brasil ? Fique por dentro de tudo com a editoria de Educação do Jornal da Paraíba.