icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Resultados do Enem já podem ser conferidos no site do Inep

Notas estão disponíveis a partir de hoje e poderão ser usadas para inscrições no Sisu e Prouni. Mais de 200 mil estudantes paraibanos participaram do Enem.

Publicado em 13/01/2015 às 19:20

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 já podem ser conferidos pelos mais de 200 mil estudantes da Paraíba que realizaram as provas. As notas estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisam do número de inscrição ou do CPF e da senha criada no momento da inscrição. Já o espelho das redações serão disponibilizados em até dois meses, provavalmente em meados de março.

Os estudantes podem acessar as notas em cada uma das cinco áreas incluídas nos testes do Enem: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

O tema da redação desta edição foi "Publicidade infantil em questão no Brasil". O MEC informa que o acesso às correções da redação é apenas pedagógico, não cabendo recurso. As cinco competências são domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão da proposta de redação, capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

Em entrevista concedida hoje a tarde em Brasília, o ministro da Educação, Cid Gomes disse que pretende discutir a utilização dos resultados no Enem para elaborar políticas públicas para o ensino médio. A intenção é incluir o Enem como parte dos indicadores, junto com avaliações como a Prova Brasil, a cada dois anos. "Não dá para fugir, tentar camuflar Não dá para dizer que o ensino público brasileiro é bom, está muito aquém do desejável", disse.

Gabarito disponível

O gabarito do exame já está à disposição dos estudantes desde o ano passado. Apesar disso, vale ressaltar que a correção das provas leva em consideração o percentual de acertos e erros em cada questão, sendo usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Sendo assim, quando muitos candidatos acertam uma questão, ela é considerada fácil e não valerá tantos pontos.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema ùnico de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão de 19 a 22 deste mês, e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Servirá também para certificar o ensino médio, obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Mais de 529 mil zeraram redação


Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (13), o Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgaram as médias dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. Na redação, mais de 529 mil zeraram, e apenas 250 tiraram nota 1000.

O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que o baixo desempenho dos estudantes no texto se deve ao tema (publicidade infantil), que teria sido menos debatido que o de 2013 (Lei Seca).

Francisco Soares, presidente do Inep, classificou como significativa a queda de 9,7% na média de redação em comparação com 2013. Soares, no entanto, considera equivocado comparar as notas porque os temas são diferentes e porque, em 2014, a banca da redação funciona de maneira diferente. Em média, os mais de 6 milhões de candidatos tiveram melhor nota em ciências humanas, em que a pontuação ponderada foi de 546,5. Em linguagens e códigos, a média geral foi de 507,9. Em ciências da natureza, a pontuação média dos candidatos foi de 482,2 e, em matemática, foi de 473,5.

Sisu

Os candidatos que irão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar as vagas que serão ofertadas por instituições públicas de ensino no primeiro semestre deste ano. No Estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vão disponibilizar 14.885 vagas em 261 cursos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp