Ministério Público cobra funcionamento de farmácias durante 24 horas por dia no Centro de Campina Grande

Órgão recomenda a realização de rodízio entre os estabelecimentos.

Ministério Público cobra funcionamento de farmácias durante 24 horas por dia no Centro de Campina Grande
Ministério Pública cobra funcionamento de farmácia durante por dia no Centro de Campina Grande / Foto: Reprodução

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao Sindicato das Farmácias do Estado da Paraíba (Sindifarma), em Campina Grande, que cumpra as leis que obrigadam o funcionamento de parte delas durante 24 horas por dia. A recomendação do órgão é que os estabelecimentos adotem um sistema de rodízio para garantir o atendimento ao público, ao menos no Centro da cidade.
Segundo a promotora Adriana Amorim, o sindicato deve informar, no prazo de até 10 dias, as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação ministerial.
A medida adotada pelo MP, portanto, tem a finalidade de garantir “o direito do consumidor, bem como a defesa do direito à saúde da população”.
O sindicato, por meio de sua assessoria jurídica, informou que não foi notificado, mas que a situação já foi debatida há cerca de dois anos. Disse que as farmácias não negam o pedido. No entanto, pedem reforço na segurança para que possam funcionar e não serem alvos de assaltos constantes.
Em Campina, a Lei Municipal 4.663/2010 institui a quantidade de farmácias que devem operar no regime plantão de 24 horas.
Já conforme a Lei Federal 5.991/1973, as farmácias e drogarias são obrigadas a dar plantão, pelo sistema de rodízio, para atendimento ininterrupto à comunidade, de acordo com normas a serem baixadas pelos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios.
Por Iara Alves