POLÍTICA
Antes da decisão definitiva do STF, AL vota pelo fim da verba social
Nesta tarde também foi aprovada a LDO. Carlos Batinga (PSB) foi claro ao dizer que a pressa em extinguir a verba social está diretamente ligada a liminar do STF.
Publicado em 07/07/2009 às 16:11
Phelipe Caldas
Finalmente um pequeno momento de paz na Assembleia Legislativa da Paraíba. Na sessão realizada na tarde desta terça-feira (7), o legislativo paraibano votou por unanimidade a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a extinção da lei que regulamentava a distribuição de verba social por parte da AL. Foi uma votação rápida, sem grandes discussões e com votação simbólica.
Pelo regimento interno da Casa, a Assembleia deveria entrar em recesso tão logo a LDO fosse votado, mas um acordo entre as bancadas manteve a AL aberta, já que nas duas últimas semanas ela se manteve fechada para realização de serviços e reformas no plenário e em outros locais do prédio-sede.
Já sobre a verba social da Casa, prevaleceu a vontade da mesa diretora em extinguir a lei através de projeto da própria AL, e não via Supremo Tribunal Federal, depois que o governador José Maranhão (PMDB) entrou com uma ação no STF e de lá conseguiu uma liminar que suspendia a tal lei.
O deputado estadual Carlos Batinga (PSB), inclusive, foi claro ao dizer que a pressa da Casa em extinguir a verba social está diretamente ligada a liminar emitida pelo STF, e disse que precisou o Poder Executivo se intrometer para que "absurda lei" fosse extinta.
Ele explicou que agora caberá a mesa diretora remanejar o dinheiro da verba social para outras áreas da Assembleia e prometeu ficar vigilante para evitar que lei parecida volte com outro nome.
Mais cedo, o mesmo Batinga tinha dito que a AL pagou pela sua lentidão e sua inoperância. "Foi por causa da incompetência dos próprios deputados estaduais que o Poder Judiciário se intrometeu e decidiu po algo que deveria ter partido do legislativo", destacara. Agora, ele diz que "o bom senso prevaleceu".
Comentários