icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Cartaxo chega a 70% e Cícero cai para 30%

Pesquisa considerando votos válidos revela crescimento do petista e queda do tucano.

Publicado em 28/10/2012 às 8:00


A última pesquisa Ipespe sobre o segundo turno das eleições 2012 em João Pessoa mostra Luciano Cartaxo (PT) na liderança.

No levantamento feito apenas com os votos válidos, sem considerar brancos, nulos e indecisos, o candidato do PT aparece com 40 pontos percentuais à frente do candidato Cícero Lucena (PSDB). Segundo o Ipespe, o petista conta com 70% das intenções de voto contra 30% do tucano. Na pesquisa Ipespe anterior, o petista obteve 65% das intenções de voto contra 35% do tucano, considerando os votos válidos.

Na pesquisa estimulada, Cartaxo lidera com 60% das intenções de voto. Ele teve um crescimento de oito pontos percentuais em relação ao levantamento realizado nos dias 15 a 17 de outubro, quando aparecia com 52%. Já Cícero Lucena obteve 26% das intenções de voto. Ele perdeu um ponto percentual se comparado com a última pesquisa divulgada pelo instituto, que dava 27%. Ainda de acordo com o Ipespe, os votos brancos e nulos somam 8% e os indecisos, 6%.

Cartaxo bate Cícero em todos os segmentos pesquisados (sexo, idade, instrução e renda familiar). Sua votação se destaca entre os eleitores homens (61%), com idade entre 16 e 24 anos (62%), com nível superior (62%) e com renda familiar mensal de um a dois salários mínimos (63%).

A pesquisa foi realizada entre 24 e 26 de outubro, com 800 eleitores de João Pessoa, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, sob o protocolo nº 0001562012. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para cima ou para baixo, dentro de um intervalo de confiança de 95,5%.

Cartaxo lidera pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, onde não é dada nenhuma alternativa para o eleitor, 56% dos entrevistados revelaram que votariam em Luciano Cartaxo para prefeito de João Pessoa. Já os que disseram que votariam em Cícero Lucena somam 23%. Os votos brancos e nulos representam 9% e os indecisos, 12%. A votação de Cartaxo teve um crescimento de seis pontos percentuais em relação ao último levantamento. Cícero, porém, registrou queda de três pontos percentuais.

Petista é favorito para 73% dos eleitores

O favoritismo de Cartaxo para vencer a eleição neste domingo aumentou oito pontos percentuais na nova pesquisa Ipespe. Ele obteve 73% das intenções de voto, contra 65% na pesquisa anterior. Cícero perdeu quatro pontos percentuais. Caiu de 19% para 15%. Os eleitores indecisos no item favorito somam 12%.

Gestão de Agra tem 41% de aprovação

A gestão do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, tem 41% de aprovação, segundo mostra a pesquisa Ipespe. Os números são a soma dos conceitos ótima (6%) e boa (35%). De forma regular, foram 45% dos votos. Os que não aprovam somam 11%. Não sabem ou não responderam, 3%.
Como administrador, Agra teve 45% de aprovação. Os que avaliam apenas de forma regular são 41% e os que não aprovam somam 10%. Apenas 3% dos entrevistados não quiserem emitir opinião sobre a forma de administrar do prefeito.

Cresce rejeição dos eleitores a Cícero

No item rejeição, a pesquisa mostra Cícero ocupando a primeira posição, com 57% das intenções de voto. Ele cresceu 11 pontos, comparado à pesquisa anterior (46%). Cartaxo tem 26% de rejeição contra 25% do último levantamento. 13% dos eleitores poderiam votar nos dois, 8% não sabem ou não responderam.

Ricardo tem 34% de aprovação em JP

O Ipespe mediu também o grau de satisfação do eleitor com a gestão o governador Ricardo Coutinho, que já governou a cidade de João Pessoa por duas vezes. Ele obteve 34% de aprovação contra 23% de rejeição. Os que avaliam como regular somam 40%. Não sabem ou não responderam são 3%.
No quesito forma de governar, Ricardo tem 37% de aprovação, que é a soma dos conceitos ótima (7%) e boa (30%). Já 23% são os que desaprovam, que é a soma de ruim (9%) e péssima (14%). Os que acham apenas regular são 38%. Indecisos, 2%.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp