Depois de polêmica, Cabo Gilberto irá se vacinar e deputados recuaram no corte de salário de não-vacinados

Foto: reprodução
Depois de polêmica, Cabo Gilberto irá se vacinar e deputados recuaram no corte de salário de não-vacinados
Foto: divulgação/ALPB

A manhã desta terça-feira (05) foi de polêmica na Assembleia Legislativa da Paraíba. Foi também de algumas contradições. Começou com o deputado Cabo Gilberto (PSL) entrando no plenário da Casa com teste negativo de Covid-19, mas sem estar com o ciclo vacinal completo, como exigia uma resolução da própria Assembleia.

Ou seja, o parlamentar enfrentou, afrontou e deixou os colegas sem saber o que fazer, sem acreditar no que estava acontecendo. Alguns, como deputado Hervázio Bezerra (PSB), externaram  descontentamento. Outros, engoliram em seco, para evitar o conflito.

Mas, para evitar possíveis constrangimentos e pressões, agiram de maneira contraditória. Permitiram a permanência do Cabo, para acelerar a votação de um projeto que barra não-vacinados em locais públicos e privados. Olha só: jogaram a “resolução no lixo” para votar um projeto que trazia normas parecidas com as da resolução.

No fim das contas, aprovaram o passaporte da vacina pra “geral”, mas, para evitar problemas, suprimiram o artigo que previa o corte de salário de servidores. O ponto mais polêmico que escancarava a contradição do dia, quando se votava uma regra passando por cima de uma outra.  No fundo, ninguém queria mais barulho com algo que poderia ser questionado.

Todos obtiveram ainda o compromisso do deputado Cabo Gilberto, que decidiu que vai se vacinar. Ele confirmou ao Conversa Política que fará isso nos próximos dias.

Sobre o texto aprovado, restaram as condicionantes e sanções mais razoáveis, que já estão consagradas, inclusive, nas decisões das cortes superiores. Mesmo assim, o deputado Wallber Virgulino (Patriotas), que votou contra a medida já avisou que vai entrar com uma mandado de segurança.

Agora, se nada mudar, basta a sanção do governador João Azevêdo (Cidadania), que já acenou que é a favor das regras para forçar a vacinação de quem resiste.

Outras questões 

Outra questão importante é saber como ficarão as regras mais restritivas de acesso a vários locais, que, agora, podem exigir o cartão de vacinação. O deputado Ricardo Barbosa (PSB), um dos autores do projeto do passaporte, acredita que os novos decretos devem permitir acesso de 100% das pessoas nos estabelecimentos, desde que apresentem o passaporte com informações da  primeira dose ou do ciclo vacinal completo.