Eleições 2022: Pedro Cunha Lima, do PSDB, é lançado pré-candidato ao governo da Paraíba

O deputado federal retorna à disputa após a desistência do nome do grupo, o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

Foto: Laerte Cerqueira
Eleições 2022: Pedro Cunha Lima, do PSDB, é lançado pré-candidato ao governo da Paraíba
Foto: Laerte Cerqueira

O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Pedro Cunha Lima, foi lançado pré-candidato ao governo do estado nas eleições do ano que vem, nesta segunda-feira (20). O tucano volta ao jogo após a desistência do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) em entrar na disputa à majoritária em 2022 como “o nome das oposições” ao governo João Azevêdo (Cidadania).

Nosso compromisso é com inovação, pensar fora da caixa. Eu não fui formado com os erros dos passado, mantenho a missão de sempre olhar para frente”, declarou Pedro.

Com discurso progressista, Pedro agora terá que cacifar espaço na oposição junto a outras pré-candidaturas na oposição, como a de Nilvan Ferreira (PTB) e do deputado cabo Gilberto (PSL), no campo mais à direita, e do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT), mais ao campo do centro esquerda.

Apesar do desafio, em coletiva à imprensa, o tucano afirmou que confia na sua plataforma política para a disputa em 2022. “Se várias candidaturas existem. Isso não nos preocupa porque a gente vai com muita força construir a nossa candidatura, no nosso campo das nossas ideias”, pontuou.

Na coletiva, lideranças da legenda demonstraram estar afinadas com Pedro e expuseram os motivos do grupo ter escolhido o deputado para embate do ano que vem. Dentre eles, a defesa da moralidade na política e redução de gastos da máquina pública. “O PSDB oferece o nosso melhor quadro: ficha limpa que não tem constrangimento de entrar em nenhum debate”, destacou o deputado federal e presidente do PSDB de João Pessoa, Ruy Carneiro.

Também estavam vivas nas falas a “relação” do governador João Azevêdo (Cidadania) e a Operação Calvário. “Precisamos que as pessoas sejam ouvidas. Reconhecemos que a Paraíba é governada por um governo ilegítimo. Precisamos mudar aos ares da Paraíba. Precisamos de uma nova realidade e essa realidade começa a ser plantada hoje”, afirmou a deputada estadual Camila Toscano (PSDB).

Presenças e ausências

Além de Ruy Carneiro e Camila Toscano, na mesa, também estavam presentes o suplente de federal, Rafafá, o deputado estadual Tovar Correia e a prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto, presidente do PSDB mulher.

Ausência percebida no evento foi a do ex-senador Cássio Cunha Lima, pai de Pedro, que não estava presente na coletiva, provavelmente para não ofuscar o protagonismo do filho. À imprensa, Pedro declarou que “Pedro é Pedro e Cássio é Cássio”, deixando nas entrelinhas a mesma preocupação.

Romero

Nas primeiras falas, antes de responder perguntas à imprensa, o nome do ex-pré-candidato do grupo, Romero Rodrigues, não foi citado. O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), que é do partido de Romero, esteve compondo a mesa do evento.

Mais adiante, Pedro explicou que Romero passa por problemas de saúde na família e que é preciso respeitar esse momento. O tucano, no entanto, reiterou que vai apoiar as pretensões de Romero Rodrigues em concorrer a uma vaga de deputado federal em 2022.