CONVERSA POLÍTICA
André Ribeiro fala em fixar auxílio no orçamento nacional e se diz contra reeleição ao Senado
O candidato André Ribeiro foi o quarto entrevistado na sabatina com os candidatos ao Senado da CBN Paraíba, nesta quinta-feira (1º).
Publicado em 01/09/2022 às 11:34 | Atualizado em 01/09/2022 às 14:56
O candidato ao Senado Federal pela Paraíba, André Ribeiro, do PDT, disse que há a discussão, entre suas propostas, de uma mudança na constituição para fixar o benefício relativo ao Auxílio Brasil no orçamento nacional. O candidato, entrevistado nesta quinta-feira (1º) na rádio CBN Paraíba, também se disse contra a reeleição para o Senado Federal.
"Nós do PDT estamos apresentando a proposta de alterar a constituição para que esse apoio financeiro [Auxílio Brasil] esteja petrificado na constituição para não virar fruto de ameaça [política]. A proposta do PDT é que tenhamos, no mínimo, uma renda para cada domicílio de mil reais", explicou. De acordo com o candidato, os recursos seriam oriundos da reforma tributária.
Além disso, o candidato também declarou que o seu primeiro projeto, se eleito, será propor o fim da reeleição para o Senado Federal. "Não acredito que o senador precisa de mais de oito anos para propor. Oito anos são suficientes para não virar profissão", declarou.
Educação como prioridade
Questionado sobre as bandeiras e pautas que deve priorizar, se eleito ao Senado Federal, André Ribeiro declarou que será o "senador da educação", priorizando o investimento nas escolas de tempo integral. "Para nós, a escola de tempo integral não é uma peça decorativa, essa é uma prática e uma vivência em todos os governos do PDT. Minhas bandeiras serão destinadas para educação", diz candidato.
Nas propostas de André Ribeiro, há a criação da Lei da Governança Educacional, para fazer com que os padrões de qualidade escolar possam ser identificados e reproduzidos como um padrão fazendo com que as práticas de administração possam ser reproduzidas como uma condicionante para verbas adicionais para as escolas.
Reformas tributária e administrativa
Para o candidato André Ribeiro a reforma tributária é uma necessidade para o país. "Ela não está acontecendo porque para ser uma reforma de verdade é preciso que ela mexa nas estruturas que impedem o país de crescer", diz. segundo o advogado, é preciso garantir a progressividade tributária, isto é. "não cobrar a mesma coisa de pessoas que têm capacidade de contribuir diferente".
André explica que a mudança do sistema tributário é fazer com que a rentabilidade do negócio seja maior que a rentabilidade do juros.
Sobre a reforma administrativa, o candidato diz que votará a favor, mas não na que está em trâmite no Congresso Nacional, porque, segundo ele, suprime direitos e não resolve o problema da eficiência na administração pública. "A reforma administrativa que eu defenso garante primeiro a definição clara das carreiras, uma reforma que garanta a produtividade privilegiada e não uma progressão funcional", explica.
Privatizações
Questionado sobre o tema das privatizações, André Ribeiro disse que acredita em um estado forte, indutor, que é parceiro da iniciativa privada. "Não existe, na história mundial, nenhum país que se desenvolveu com a força do capital privado. O capital privado é essencial porque ninguém sabe fazer a realocação de recursos como o capital privado", declara.
André Ribeiro diz ser contra a privatização de setores que são estratégicos para o país. De acordo com ele, entregar a base hidráulica, por exemplo, para o capital internacional, é ameaçar a soberania do país.
Comentários