icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Após atos contra Anistia e PEC da Blindagem, Hugo Motta fala em tirar 'pautas tóxicas' da Câmara

Presidente da Casa falou para o mercado financeiro, em São Paulo, nesta segunda-feira (22).

Publicado em 22/09/2025 às 14:33 | Atualizado em 22/09/2025 às 15:46


				
					Após atos contra Anistia e PEC da Blindagem, Hugo Motta fala em tirar 'pautas tóxicas' da Câmara
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta segunda-feira (22), durante evento voltado ao mercado financeiro, em São Paulo, que "é o momento de tirar da frente todas essas pautas tóxicas".

A declaração para acalmar os investidores acontece um dia após os protestos pelo país contra a anistia e a PEC da Blindagem, que foram apreciadas pela Casa, sob a sua condução. Hugo Motta foi um dos personagens centrais dos protestos.

"É chegado o momento de tirarmos da frente todas essas pautas tóxicas. Talvez a Câmara dos Deputados tenha tido, na semana passada, a semana mais difícil e mais desafiadora. Mas este presidente que vos fala, nós decidimos que vamos tirar essas pautas tóxicas porque ninguém aguenta mais essa discussão", avaliou o paraibano.

Hugo Motta disse que "o Brasil tem que olhar pra frente, tem que discutir aquilo que realmente importa, que é uma reforma administrativa, questão do imposto de renda, da segurança pública".

A votação sobre a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil por mês, entretanto, deve ficar para a próxima semana.

Clique aqui para seguir o canal POLÍTICA na Rede Paraíba no WhatsApp

Projeto de Anistia 'ainda vive'

Apesar de pregar retirada de 'pautas tóxicas, projeto de Anistia ainda é um risco à democracia e tem a simpatia do presidente da Casa. No evento, Motta disse que a proposta "é uma saída, sim, política boa para o país".

"É uma saída possível dentro das nossas regras legais, reconhecendo o papel de cada um na sua responsabilidade, o Poder Judiciário, Legislativo e Executivo", afirmou.

Embora tenha ressaltado que não conhece ainda o texto do relator, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), Motta afirmou que, pelo que ele tem falado, "o texto vem com uma construção nessa caminho".

O presidente da Câmara disse que a ideia é elaborar uma proposta "dentro das regras legais", mas sem deixar punir os acusados de participar dos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023.

Hugo Motta avalia protestos

Ao ser questionado sobre as manifestações de domingo, Hugo Motta disse que os atos contra a anistia e os que aconteceram semanas atrás a favor da anistia "demonstram que a nossa democracia segue mais viva do que nunca".

Em relação à PEC da Blindagem, Motta disse que respeitará a posição que o Senado tiver em relação ao tema, mas que a "Câmara se sente no direito de defender o exercício parlamentar".

A tendência é que o Senado barre a proposta de emenda à constituição. Da bancada da Paraíba, os três representares se posicionaram contra a PEC: Daniella Ribeiro (PP), Efraim Filho (União) e Veneziano (MDB).

*Com informações do g1

Leia também:

Câmara aprova urgência para votação da anistia; veja votos da bancada paraibana

PEC da Blindagem: senadores da Paraíba antecipam voto contra

OPINIÃO: manifestações alertam parlamentares de que eles não podem fazer o que querem (sempre)

Imagem ilustrativa da imagem Após atos contra Anistia e PEC da Blindagem, Hugo Motta fala em tirar 'pautas tóxicas' da Câmara

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp