icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Comissão da Câmara aprova desoneração da folha até 2026

O texto aprovado é o relatório do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que apresentou parecer favorável ao projeto de lei do deputado paraibano Efraim Filho (DEM).

Publicado em 15/09/2021 às 13:53


                                        
                                            Comissão da Câmara aprova desoneração da folha até 2026
Foto: Divulgação


				
					Comissão da Câmara aprova desoneração da folha até 2026
Foto: Divulgação

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o projeto de lei que prorroga até 2026 a política de desoneração da folha de pagamento para os 17 setores que mais empregam no país. Estima-se que cerca de seis milhões de trabalhadores trabalham nessas atividades.

Entre os setores beneficiados pela medida —em vigor desde o governo da ex-presidente Dilma Rousseff — estão os de tecnologia da informação (TI), hoteleiro, industrial, construção civil, transportes, calçadista, têxtil e de call center.

As empresas, em vez de recolherem a Contribuição Previdenciária Patronal na porcentagem de 20% sobre a folha de salários, podem optar por fazer o recolhimento em percentual sobre a receita bruta, que pode variar de 1% até 4,5% de acordo com o setor que se enquadra.

O texto aprovado é o relatório do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Ele apresentou parecer favorável ao projeto de lei do líder do DEM na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), que prorroga a desoneração da folha.

Em entrevista ao Jornal da CBN,  Efraim Filho disse que o governo está cedendo em sua posição contrária ao projeto, já que conseguiu perceber a importância da desoneração para a abertura de postos de trabalho.

"O governo tinha uma posição muito contrária, mas conseguiu perceber que não dava para ser contra gerar empregos. O governo pensar em arrecadar mais, recriando imposto sobre folha de pagamento, é algo que desconstrói todo esforço que está sendo feito atualmente […] já diria, hoje, que o governo começa a compreender que será muito difícil se posicionar contra a desoneração da folha no Parlamento”, afirmou.

Urgência na votação

Em princípio, o projeto seguiria para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, por fim, para o plenário da Câmara, além do aval do Senado. Mas o relator anunciou que pretende recolher assinaturas, para pedir urgência na votação ao presidente da Câmara, Arthur Lira.

O tempo é curto e não podemos perder nenhum dia. Ainda hoje vamos colher assinaturas para levarmos a plenário esse projeto, disse Goergen.

Se o texto não passar no Congresso, a medida perderá a vigência em 31 de dezembro deste ano. Setores e especialistas afirmam que, sem a desoneração da folha, pode ocorrer fechamento de empregos formais.

Goergen disse que conseguiu chegar a um acordo com o governo, após se reunir várias vezes com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Um dos argumentos a favor da prorrogação da medida, além da manutenção dos empregos, é que as empresas não estão deixando de recolher impostos. Apenas o formato do pagamento é diferente.

Perda de arrecadação de R$ 8 bi

Recentemente, após se reunir com Guedes, Goergen disse ter ouvido que a estimativa da área econômica do governo — que não previu a desoneração da folha no Orçamento de 2022 — é que haverá uma perda de arrecadação superior a R$ 8 bilhões por ano.

Com informações de O Globo 

Imagem ilustrativa da imagem Comissão da Câmara aprova desoneração da folha até 2026

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp