CONVERSA POLÍTICA
Conheça os três candidatos na disputa à presidência da OAB da Paraíba
Os advogados Harrison Targino, Maria Cristina e Raoni Vita concorrem à presidência da OAB.
Publicado em 20/10/2021 às 8:44 | Atualizado em 21/10/2021 às 8:48
O prazo de inscrições para a disputa à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB) se encerrou na noite desta terça-feira (19) com três candidaturas postas. Encabeçam as chapas os advogados Harrison Targino, Maria Cristina e Raoni Vita. Quem vencer, comandará a instituição no biênio 2022/2024.
O pleito está marcado para acontecer no dia 18 de novembro, das 09h às 17h, na Seccional, em João Pessoa, e nas 11 Subseções da OAB no interior do Estado.
Será a primeira eleição com efetiva paridade de gênero (50%) para a composição das chapas da Seccional, Subseções e Caixa de Assistência; além de cota racial para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, nas eleições da OAB. A regra foi cumprida. As três 'cabeças de chapas' inscritas têm mulheres em sua composição.
Harrison Targino
O advogado Harrison Targino se inscrveu para a disputa como o nome situação. Ele é o candidato oficialmente apoiado pelo atual presidente da OAB, advogado Paulo Maia, e divide chapa com a advogada Izabelle Ramalho.
Mestre em Direito pela PUC-SP, já exerceu inúmeras funções públicas como procurador-geral do Estado, Secretário de Educação, Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Também foi Juiz do TRE-PB, Diretor da Faculdade de Direito da UEPB e membro do Conselho Universitário da UEPB e da PUC-SP. Na área acadêmica, leciona no UNIPÊ e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Foi conselheiro estadual e membro de comissões nacionais da OAB (Ensino Jurídico, Exame de Ordem, dentre outras). Atualmente é Conselheiro Federal da OAB pela Paraíba.
Maria Cristina
A advogada e professora Maria Cristina, mais conhecida como Kiu, é um dos nomes da disputa como oposição à gestão de Paulo Maia. Ela é a primeira mulher a disputar o comando da entidade desde a sua fundação, há 90 anos. Kiu divide chapa com o advogado Rômulo Palitot.
Maria Cristina Santiago (Kiu) é advogada, professora do Centro Universitário de João Pessoa e doutora em Direito Civil.
Atualmente ocupa a presidência do IBDFAM/PB (Instituto Brasileiro de Direito de Família) e é Membro Consultor da Comissão Especial de Direito da Família e Sucessões do Conselho Federal da OAB.
Raoni Vita
O advogado Raoni Vita escolheu a advogada Taísa Gadelha como vice. Ele também disputa como oposição à atual gestão com o apoio de outros dois candidatos à presidência da OAB da eleição anterior: Sheyner Asfora e Carlos Fábio.
Raoni é mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos e bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba, possui pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera (Uniderp).
Ele é autor da obra "Democracia Participativa no Brasil à Luz da Carta Democrática Interamericana" e diversos artigos publicados e palestras proferidas ao longo do território nacional, tendo atuado como Observador Internacional nas Eleições Gerais dos Estados Unidos Mexicanos (2018).
Atualmente, preside o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF/PB) e é sócio do escritório Vita Advogados & Consultores. Tem atuação nas áreas de Direito Eleitoral, Administrativo, Constitucional e Processual Civil.
Comentários
Ricardo Horta de Alvarenga
Vamos com Roni Mais independência na Ordem , ele tem visão e equipe para serem gestores da OABRicardo Horta de Alvarenga
#Vamos com Roni Mais independência na OrdemAleksandro dos Santos Barros
Assistindo ao debate dos 3 candidatos no dia de hoje, 15 de novembro, tenho pena da OAB/PB. Não defendem suas propostas. Preferem atacar uns aos outros. Esse é o nível do futuro represente dos advogados paraibanos? Vergonhoso!Alexei Amorim
Lamentável, mas a OAB continuará servindo tão-somente de trampolim para ingresso no TJ através do quinto constitucional. Ou seja, para atender interesses exclusivamente privados e não para assegurar direitos de uma classe indispensável ao Estado Democrático de Direito.Lucas
Com Harrison Targino, a OAB passar a ser mais um "puxadinho" do PSDB na Paraíba